sábado, 16 de dezembro de 2023

Isaías 23 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Isaías 23
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 23 – A soberba e a arrogância podem levar uma cidade à destruição. Tudo o que temos e somos pertence a Deus, e daremos contas a Ele do que fazemos em nossa existência. Não podemos ser irresponsáveis diante dEle, que é nosso Criador e Mantenedor.

• A irresponsabilidade tem terríveis consequências!

A mentalidade de uma sociedade egoísta leva, mais cedo ou mais tarde, a consequências negativas. Na profecia de Isaías 23, Tiro é condenada por explorar os recursos de outras nações de maneira egoísta.

Além disso, somos alertados quanto ao ego inflado e o perigo da ambição, o que promovem comportamentos destrutivos. A condenação de Tiro deve servir-nos como lembrete dos riscos de buscar o ganho pessoal a qualquer custo.

Acumular riquezas de forma injusta implica em falta de justiça social; por isso, quando Deus faz justiça, Suas ações atingem o orgulho e a vaidade. Os “muitos parceiros comerciais de Tiro foram instados a lamentar, pois o Senhor estava a humilhar a cidade orgulhosa”, analisa Robert B. Chisholm.

Estão presentes na profecia de Tiro princípios gerais de mordomia cristã, a qual inclui a preocupação com a justiça e a ética na prosperidade. As nossas escolhas individuais e coletivas impactam a saúde mental e o bem- estar emocional; mais preocupante ainda é que muitos ignoram que nossas escolhas erradas atraem o julgamento divino.

Diante do relato inspirado de Isaías 23, destaco os seguintes pontos:

• Prestaremos contas de nosso viver, diante do Criador; disto jamais devemos nos esquecer!
• Egoísmo é um veneno que a sociedade traz; portanto, colhe-se o mal do egoísmo que não se desfaz.
• Ego inflado e ganância são laços, os quais nos atam para conduzir-nos a caminhos escassos.

Felizmente, o texto apresenta um aspecto positivo diante de uma previsão negativa. Chisholm diz que, “por fim, a cidade seria restaurada à sua condição anterior, mas naquele dia sua riqueza seria enviada como tributo ao Senhor”.

Mais do que restaurar nossa vida e situação financeira, Deus pretende transformar nossa cosmovisão; Suas atitudes diante de nossa petulância visam arrancar nossa ganância. Estas estratégias pedagógicas estão presentes a nossa volta diariamente. Cabe a nós aprendermos a lição para desfrutarmos das grandes bênçãos reservadas a nós.

• Tiro foi alvo da restauração divina, assim como todos nós também somos!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Gambito

  Gambito Meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês n...