segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Isaías 18 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Isaías 18
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 18 – A rápida conquista do Egito pela Etiópia serve como pano de fundo à revelação da soberania divina sobre as nações. O Deus que está no controle dos destinos dos reinos terrestres, opera de forma silenciosa, mas eficaz com o objetivo de cumprir Seus propósitos. Neste texto, “o profeta chama toda a raça humana para que esteja alerta para os sinais de que Deus está agindo no mundo”, diz John MacArtur.

A profecia contida em Isaías 18 não apenas descreve eventos históricos, mas aponta para um desfecho extraordinário: A futura conversão da Etiópia ao Deus verdadeiro. A chegada do tesoureiro da rainha Candace em Jerusalém, conforme registrado em Atos 8, é um cumprimento parcial desta importante profecia. Seu batismo por Filipe desencadeou uma série de eventos que eventualmente levaram muitos etíopes a abraçarem o cristianismo.

• “Uma igreja cristã sobrevivia ainda na Etiópia na época da Reforma, embora o cristianismo que professavam fosse já bastante degenerado” (Siegfried Schwantes).

O episódio do tesoureiro de Candace como cumprimento parcial de Isaías 18:7 não é meramente um evento isolado, pois exemplifica a estratégia missionária de Deus. A conversão deste homem influente desempenhou um papel crucial na propagação do evangelho na Etiópia.

• A estratégia do Salvador vai além das fronteiras geográficas e abrange indivíduos específicos, moldando o curso da história e impactando nações inteiras.

“Nos anais da história humana o crescimento das nações, o levantamento e queda de impérios, aparecem como dependendo da vontade e façanhas do homem. O desenvolver dos acontecimentos em grande parte parece determinar-se por seu poder, ambição e capricho. Na Palavra de Deus, porém, afasta-se a cortina, e contemplamos ao fundo, em cima, e em toda a marcha e contramarcha dos interesses, poderio e paixões humanas, a força de um Ser todo misericordioso, a executar, silenciosamente, pacientemente, os conselhos de Sua própria vontade”, observa Ellen White.

• Pela graça e misericórdia divina, a Etiópia, inicialmente “um povo temido pelos que estão perto e pelos que estão longe, nação agressiva e de fala estranha” (Isaías 18:2), torna-se palco da graça redentora.

Assim, a estratégia divina, operando nos bastidores da história humana, desafia-nos a confiar em Deus e também a reconhecer que Sua missão transcende fronteiras geográficas, transformando vidas e nações para a glória de Seu nome! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Gambito

  Gambito Meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês n...