sábado, 30 de dezembro de 2023

É PRECISO AVALIAR

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

30 de dezembro
É PRECISO AVALIAR

Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom. Gênesis 1:31

primeira folha da Bíblia nos conta como Deus criou todas as coisas. Ele poderia ter criado tudo em um piscar de olhos. Porém, com o propósito de estabelecer o tempo para nós, Ele o fez aos poucos, em períodos diários, totalizando uma semana. Ao fim de cada dia, Deus contemplava o que havia feito e fazia uma avaliação. Diz o relato: “E Deus viu que isso era bom” (Gn 1:12). Ao término da semana da criação, Ele fez uma avaliação final, que abrangia todas as Suas obras: “Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom” (Gn 1:31).

De tempos em tempos, também precisamos efetuar uma avaliação de nossa vida pessoal, de nossas realizações e de nossa relação com Deus e com os semelhantes. Avaliar é determinar o valor de algo. A autoavaliação ajuda em nosso aperfeiçoamento. Precisamos dar valor, ou seja, valorizar o que há de bom: o que somos e o que temos.

Avaliar é olhar para o passado, e o passado deve nos ensinar preciosas lições, mesmo que ele não tenha sido tão positivo como esperávamos. Como foi dito por Archibald MacLeish, “só há uma coisa mais dolorosa que aprender com a experiência. É não aprender com a experiência”. Certa vez, Henry Ford declarou que “fracassar é a oportunidade de começar de novo, mais inteligentemente”. Qualquer fracasso deve ser encarado apenas como uma derrota temporária e não um fiasco permanente. É uma nova chance de construir novos hábitos e desenvolver atitudes positivas que nos conduzam rumo à vitória.

Na realidade, é importante lembrar que Deus pode transformar maldições em bênçãos. Ele pode até usar as coisas ruins que nos acontecem para o nosso bem. O apóstolo Paulo assegurou: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Rm 8:28).
Se, ao avaliar sua vida, você perceber fracassos, não desanime. Tire lições positivas do que ocorreu. Erga sua cabeça. Confie no Senhor e siga em Seus caminhos. Deus o fará triunfar.

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...