segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

CRISTO SE ESVAZIOU

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

25 de dezembro

CRISTO SE ESVAZIOU

Cristo Jesus, [...] mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, Ele Se esvaziou [...], tornando-Se semelhante aos seres humanos. Filipenses 2:5-7

Refletindo sobre o que Cristo fez para nos salvar, o apóstolo Paulo declara que Ele Se esvaziou, tornando-Se semelhante a nós. O que isso quer dizer? Não significa que tenha desistido da divindade. Mas, temporariamente, Cristo trocou poderes e privilégios pela posição de servo.

Um dos poderes que Cristo não utilizou nesta Terra foi a onipresença. Antes de vir a este mundo, Ele podia estar em toda parte ao mesmo tempo. Contudo, como homem, só podia estar em um lugar de cada vez, igual a nós. Se Jesus estivesse no lar de Lázaro, não poderia estar simultaneamente no barco de Pedro, no mar da Galileia nem pregando nos pátios do templo.

Outro poder do qual Cristo abriu mão foi a onisciência. Anteriormente, tinha todo o conhecimento, desde o mais remoto passado ao mais longínquo futuro. Porém, em Sua humanidade, só sabia o que o Pai Lhe revelava. Ao ser interrogado quanto à ocasião de Seu retorno a este mundo, Ele disse não saber. Sua resposta foi: “A respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos Céus, nem o Filho, senão o Pai” (Mt 24:36).

Ellen G. White relata que Ele, na infância, teve que aprender, como acontece com as crianças. “O menino Jesus não recebeu instruções nas escolas das sinagogas. Seu primeiro mestre humano foi Sua mãe. Dos lábios dela e dos escritos dos profetas, Ele aprendeu as coisas celestiais. As próprias palavras por Ele ditas a Moisés para Israel foram então ensinadas no colo de Sua mãe” (O Desejado de Todas as Nações, p. 46 [70]).

Desse modo, “ao tornar-Se substituto do homem, Cristo não manifestou Seu poder como Filho de Deus” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 235 [278]). Além disso, Seu esvaziamento foi voluntário. Ele “a Si mesmo Se esvaziou, […] a Si mesmo Se humilhou” (Fp 2:7, 8, ARA). Sim, Jesus não veio a este mundo unicamente por vontade do Pai (Jo 3:16). Veio por Sua própria escolha.
Talvez, hoje, você também deva se esvaziar, renunciar a certos direitos para que alguém seja abençoado. Pense nisso e tenha um feliz Natal! 

Nenhum comentário:

Gambito

  Gambito Meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês n...