domingo, 17 de dezembro de 2023

COM MODÉSTIA

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

17 de dezembro
COM MODÉSTIA

Que as mulheres, em traje decente, se enfeitem com modéstia e bom senso, não com tranças no cabelo, ouro, pérolas ou roupas caras, porém com boas obras, como convém a mulheres que professam ser piedosas. 1 Timóteo 2:9, 10

Na caminhada cristã, todos nós precisamos, vez e outra, receber conselhos, admoestações e até repreensões da parte de Deus. Essas coisas são para nosso bem, para que nos conservemos firmes em Seu caminho. O texto de hoje chama a nossa atenção para a aparência e o vestuário das filhas de Deus. Os textos bíblicos que tratam do assunto são poucos e costumam ser endereçados especialmente para as mulheres, porque esse assunto costuma estar mais ligado à natureza e à psicologia femininas. De qualquer modo, os princípios envolvidos servem para todos e se aplicam também a outros usos e costumes.

Além do texto acima, de Paulo, temos um texto de Pedro. Ele escreveu: “Que a beleza de vocês não seja exterior, como tranças nos cabelos, joias de ouro e vestidos finos, mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus” (1Pe 3:3, 4).

Cada agrupamento humano tem sua cultura e seus costumes quanto à apresentação pessoal. As próprias vestimentas do povo de Deus nos tempos bíblicos eram bem diferentes das que usamos atualmente em nosso país. Observe que esses textos bíblicos não apresentam detalhes de estilo, tamanho, formato e cores. Contudo, trazem instruções gerais e abrangentes que nos servem de guia. Assim, o traje deve ser, primeiramente, decoroso – ou seja, digno, decente, honroso, com pudor. Deve ser modesto – quer dizer, despretensioso, sem vaidade, comedido. Deve ainda ser sóbrio, moderado, simples. A admoestação é para não focar nas joias e vestidos caros ou luxuosos, aquelas coisas que chamam demais a atenção para nós.

Quem deseja obedecer à Palavra de Deus deve comparar sua aparência pessoal e seu vestuário a essas orientações bíblicas e verificar se há algo em que possa melhorar. Seu Salvador quer ser o Senhor em todas as áreas de sua vida. Você tem disposição para ouvir Suas orientações? 

Nenhum comentário:

Gambito

  Gambito Meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês n...