domingo, 12 de novembro de 2023

REPREENSÃO

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

12 de novembro

REPREENSÃO

Eu repreendo e disciplino aqueles que amo. Portanto, seja zeloso e arrependa-se. Apocalipse 3:19

Não é natural apreciar a repreensão nem o repreensor. Aquele que repreende fez uma avaliação a nosso respeito e está dizendo que estamos aquém do ideal. Embora haja algumas censuras descabidas ou exageradas, e qualquer uma nos cause desconforto, compreendemos que a repreensão pode ser necessária para que alguém perceba sua condição e comece uma mudança significativa em sua vida. Por isso, Deus nos repreende: Ele usa Seu Espírito, que nos convence de nosso pecado (Jo 16:8). Ele dá Sua Palavra, que é “útil para […] a repreensão, para a correção” (2Tm 3:16), e envia Seus servos com uma pregação que nos faz refletir.

Observe que tão logo houve pecado, Deus veio para repreender, mas o fez na forma de perguntas. A Adão, Ele perguntou: “Onde você está?”, “Você comeu da árvore da qual ordenei que não comesse?” (Gn 3:9, 11). A Eva, Ele indagou: “Que é isso que você fez?” (Gn 3:13). A Bíblia ensina que a pessoa apta para admoestar deve ter conhecimento e o coração cheio de bondade (Rm 15:14). Embora não seja perfeita, deve ser digna de imitação (1Co 4:16). Ao admoestar, deve fazê-lo como um pai que deseja que o filho viva de modo digno (1Ts 2:11, 12), sempre com muita paciência (1Ts 5:14) e nunca para envergonhar (1Co 4:14).

Certa vez, assisti a um filme que apresentava uma mensagem positiva. Nele, um adolescente andava chateado com as admoestações da mãe e do padrasto. Certo dia, em um ambiente com muitos jovens, ele conheceu uma moça alguns anos mais velha do que ele. Em certo momento da conversa, ele abriu o coração e contou sobre os constantes “conselhos” que recebia e como isso o aborrecia. Depois de ouvi-lo com atenção, a jovem disse: “Eu não tenho pai, nem mãe, nem irmãos. Nenhuma família. Como eu gostaria de ter alguém que se importasse comigo, que me amasse a ponto de me dizer quando erro e o que fazer para acertar! Você devia agradecer por ter pessoas que o amam e se interessam por você.”

A repreensão pode ser uma forma de amor. Por isso, os pais repreendem e, também, os professores e os pastores. Por isso, o Espírito repreende, e Jesus diz: “Eu repreendo e disciplino aqueles que amo” (Ap 3:19). Portanto, “façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima” (Hb 10:25).

https://youtu.be/WusWiHpDXKA

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...