quarta-feira, 8 de novembro de 2023

RECONCILIAÇÃO

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

8 de novembro

     RECONCILIAÇÃO

   Deus estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos. [...] Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus. 2 Coríntios 5:19, 20

   Em Seu plano de salvação, a intenção de Deus é promover a reconciliação entre Ele e o ser humano, o que inclui atitudes de ambas as partes. Era necessário, em primeiro lugar, que Deus fosse reconciliado com o pecador. Depois, é preciso que o pecador se reconcilie com Deus. A reconciliação de Deus com a humanidade aconteceu quando Cristo, mediante Sua morte na cruz, removeu a necessidade do castigo dos pecadores e tornou possível a Deus, legalmente, manifestar a eles Seu amor, perdão e salvação.

   Desse modo, a expiação efetuou uma mudança importante na relação de Deus com os pecadores. Como o sangue de Cristo cobriu nossos pecados, então, com justiça, Deus podia perdoar e salvar em lugar de enviar Seus juízos. Paulo afirma essa verdade com as seguintes palavras: “Nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do Seu Filho” (Rm 5:10). Portanto, não precisamos buscar a reconciliação de Deus conosco nem orar por ela. Ela é um fato consumado. Já aconteceu na cruz.

   O que ainda deve ocorrer é a reconciliação do pecador com Deus. Para que ela aconteça, Deus, reconciliado, opera de tal modo pelo Espírito Santo no coração do pecador que este, pondo de lado sua alienação, aceita a mão que o Senhor lhe estende, participa dos benefícios da perfeita expiação de Cristo e se reconcilia com Deus. Porque essa questão ainda está em aberto, ela é mais destacada nas Escrituras, de modo que o convite feito pelos embaixadores de Cristo é: “Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus” (2Co 5:20).

   Desse modo, há plena reconciliação quando nós dizemos “sim” para Deus. O “sim” Dele nós já tivemos há muito tempo. Quando Cristo morreu na cruz, recebendo o castigo que estava sobre nós, Deus abriu o caminho para a completa reconciliação.

   Hoje, ainda existe alguma coisa em sua vida que impede você de dizer “sim” para Deus? Remova as barreiras de sua vida e se reconcilie com Ele. Ainda é tempo.

Nenhum comentário:

Os de “baixo” e os de “cima”

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 26 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/os-de-baixo-e-os-de-cima/ Os de “baixo” e os de ...