segunda-feira, 6 de novembro de 2023

QUEM É SÁBIO?

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

6 de novembro

QUEM É SÁBIO?

Meu filho, que estas coisas não se afastem dos seus olhos; guarde a verdadeira sabedoria e o discernimento; porque serão vida para a sua alma e enfeite para o seu pescoço. Provérbios 3:21, 22


Os sábios da antiguidade se aplicavam à observação do caráter humano, procurando analisar a conduta, estudando as consequências das ações e descobrindo os procedimentos para se obter sucesso na vida social, comercial e política. Seu objetivo era ter uma vida responsável e bem-sucedida.

Nos tempos bíblicos, os sábios eram especialmente aqueles que tinham conselhos certos em momentos críticos. Assim, José foi chamado de sábio por causa de sua capacidade de interpretar o sonho do faraó e de aconselhá-lo adequadamente (Gn 41:33, 39). O mesmo se pode afirmar de uma mulher que conseguiu efetuar a reconciliação entre Davi e seu filho Absalão (1Sm 14). Aitofel, que viveu nos dias de Davi, tornou-se famoso por sua sabedoria em aconselhar (2Sm 16:23; 1Cr 27:33). Houve líderes políticos que receberam sabedoria de Deus para governar com correção e justiça, de modo que a nação prosperasse (Dt 34:9; 2Sm 14:20).

Também existiu uma classe especial de sábios, que surgiu no começo da monarquia em Israel e à época de Jeremias já se tornara um grupo importante dentro da nação (Jr 18:18). Eles serviam como conselheiros e eram considerados pais substitutos. Nesse sentido é dito que José se tornou um “pai” para o faraó (Gn 45:8), e a profetiza Débora foi chamada de “mãe” em Israel (Jz 5:7). É essa ideia que aparece em Provérbios. Ali, o sábio instrui seu aluno e o chama de “filho meu” (Pv 1:8, 10, 15; 2:1; 3:1).

Feliz é aquele que tem a seu lado alguém com mais experiência e discernimento para orientá-lo em meio às lutas da vida. Pode ser que você sinta falta de uma pessoa que exerça esse papel em sua vida. Mas não desanime. Hoje, podemos buscar a sabedoria diretamente na fonte: em Deus (Tg 1:5). Sua Palavra escrita está disponível. Se seguirmos suas orientações, teremos toda a sabedoria da qual vamos precisar.

https://youtu.be/NxnELTdGD-U

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...