segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Eclesiastes 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Eclesiastes 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ECLESIASTES 3 – Num mundo onde tudo parece estar fora de lugar e fora de controle, precisamos ter discernimento e viver pautados pela sabedoria, para não agir loucamente desperdiçando tempo e vida.

Em vez de sucumbir diante ao desespero das adversidades, é necessário aprender com os desafios e se fortalecer com os problemas cultivando resiliência. Devemos aceitar que há coisas que não dá para mudar e situações que não dá para controlar nem alterar, mas podemos escolher nossa atitude perante elas.

• Na aceitação, substituiremos a tensão pela paz, o conflito pela tranquilidade.

A vida é feita de ciclos, e precisamos encontrar significado em cada estação da existência. Assim como há tempo para nascer, e um tempo para morrer, há um tempo para plantar as sementes de sabedoria que renderão frutos de alegria. É sábio entender que nossa vida futura dependerá do que plantamos.

• A velhice depende de como a infância e a juventude foram vividas.

Com Salomão, podemos aprender que cada experiência tem o seu momento adequado. Vivê-los de forma equivocada, nos levará a uma vida frustrada. Contudo, como esse rei sábio, é importante aprender com o passado, corrigir a rota no presente e, manter os olhos no futuro dependendo de Deus e Suas orientações. Portanto, é possível encontrar equilíbrio na aceitação do que não pode ser mudado e na esperança para moldar o que está por vir.

• A vida é feita de ciclos de aprendizagens também, de constante transformação; caso não queiramos aprender, estaremos fadados à deformação, frustrações e insatisfação.

Após explanar sobre os ciclos da vida, Salomão apresenta uma série de contrastes que refletem a dualidade da vida e do tempo. Ele descreve a beleza e a ordem divina na criação, embora reconheça a futilidade e a transitoriedade da vida neste planeta (Eclesiastes 3:9-15).

Por fim, Salomão reflete sobre a natureza humana; ele analisa a injustiça e a opressão existentes no mundo – percebendo que os justos sofrem, e questiona esta triste realidade, revelando incompreensão dos planos divinos (Eclesiastes 3:16-22).

E. Stedman foi clínico ao dizer: “Não conheço outra obra que investigue de maneira tão apaixonada a dor e o prazer, o fracasso e o sucesso; nenhuma outra que demonstre tristeza tão nobre como esse poema insuperável em iluminação espiritual”. Portanto, reavivemo-nos com Eclesiastes!  – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...