terça-feira, 14 de novembro de 2023

Eclesiastes 11 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Eclesiastes 11
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ECLESIASTES 11 – Ao longo deste livro, o sábio rei Salomão, filho do piedoso rei Davi, descreveu suas experiências e observações sobre a existência neste mundo, explorando importantes e relevantes temas práticos. Descreveu como ele procurou intensamente sentido nas diversas atividades humanas e, inclusive refletiu profundamente em como encontrar sentido nas adversidades da vida.

Com idade avançada, após examinar diversas situações da existência, usufruindo do auxílio divino e da inspiração do Espírito Santo, Salomão alcançou a compreensão de que o tempo é limitado e a morte é inevitável a todos; além disso, reconheceu a incerteza e a imprevisibilidade dos eventos futuros, o que deve levar-nos a agir com consciência da brevidade da vida e a viver com responsabilidade o curto tempo que temos!

Em sua intensa e extensa reflexão, Salomão examinou a vaidade das coisas terrenas, a transitoriedade das conquistas materiais e a incerteza dos esforços humanos. Seu livro não se concentra meramente em questões teológicas, mas em considerações existenciais e filosóficas, explorando temas como a busca por prazeres, as injustiças da vida, a futilidade dos extenuantes esforços humanos e, especialmente, a inevitabilidade da morte. Com ele, aprendemos que:

• Devido à nossa fragilidade, não devemos dar espaço em nossa agenda para as futilidades.
• Não é sábio viver como morto esperando morrer para começar aproveitar a vida.
• Um dia morreremos, mas quando esse dia chegar, que nunca traga o amargor do arrependimento de não ter de fato vivido.
• Quem não aproveita o tempo que tem, não terá tempo nenhum para aproveitar no futuro.

Em Eclesiastes 11, o sábio revela que em vez de paralisarmo-nos pelo medo do desconhecido, devemos arriscarmo-nos com sabedoria; pois, a vida é uma jornada de descobertas, e na aventura encontramos nosso potencial e é o Criador que concede sentido para nossa existência.

Com foco na juventude (Eclesiastes 11:7-10), o sábio não é contra o prazer, mas contra a irresponsabilidade na experiência do prazer.

Salomão sabe e alerta que Deus trará julgamento sobre todas as coisas que fazemos. Viver ciente disso implica em não apenas aproveitar a vida de verdade, mas preparar-se para uma vida eterna com Deus, em vez de uma vida efêmera sem Ele!

Assim como a juventude passa, a vida também passa; porém, não as desperdicemos: Vivamos com sabedoria! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...