sábado, 4 de novembro de 2023

Eclesiastes 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Eclesiastes 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ECLESIASTES 1 – Sem aprofundar-se na verdadeira sabedoria será impossível entender o conteúdo das páginas de Eclesiastes. Prezar pela superficialidade no estudo não leva à interpretação correta deste material inspirado.

A pessoa que foi divinamente inspirada a escrever Eclesiastes foi Salomão, rei do povo de Deus graciosamente dotado de sabedoria singular. Ele apresenta-se como o “mestre”, o “filho de Davi”, que reinou “em Jerusalém” (Eclesiastes 1:1). Várias referências no texto indicam profundas experiências desse sábio na busca de sentido para a existência:

 Salomão, apesar de grande sabedoria e riqueza, expressa sentimentos de vaidade e futilidade. Ele viveu uma vida opulenta e experimentou muitos prazeres mundanos, mas percebeu que tais coisas eram passageiras e vazias (Eclesiastes 1:2).

 Salomão, durante seu longo reinado, realizou muitas obras titânicas, incluindo a construção do templo de Jerusalém e a expansão do reino de Israel. Contudo, ele pondera a inutilidade de todo esse trabalho em relação à busca de significado na vida (Eclesiastes 1:3-11).

 Salomão era reconhecido por sua sabedoria e, de fato, foi o mais sábio de todos os reis da antiguidade. Todavia, ele reflete sobre o valor da sabedoria em relação à busca de significado na vida (Eclesiastes 1:12-16).

 Salomão busca o conhecimento, porém, observa a futilidade de buscá-lo sem considerar a natureza passageira da vida em relação a Deus (Eclesiastes 1:17-18; 12:13-14).

“A autobiografia de Salomão é lamentável. Ele nos dá a história de sua busca pela felicidade: Dedicou-se a investigações intelectuais; gratificou seu amor ao prazer; executou seus planos e empreendimentos comerciais. Estava rodeado pelo fascinante esplendor da vida cortesã. Tudo o que o coração carnal pudesse desejar estava à sua disposição; mas ele resume sua experiência neste triste relato de Eclesiastes 1:14-2:11”, salienta Ellen White.

Fica evidente em Eclesiastes 1 que:

• Nossos dias, como o vento que sopra, são passageiros.
• Todas as buscas humanas são como sombras fugazes.
• A vaidade pode levar-nos a grandes realizações, mas não a satisfação plena.

Sendo rei majestoso, extremamente rico, profundamente sábio, trabalhador incansável, profusamente famoso e poderosamente influente... nada disso livrou Salomão das preocupações da vida. Ficando evidente que sem Deus, não importa o nível que atingirmos, a vida não terá pleno sentido. Só Deus dá real e verdadeiro sentido à vida!

Diante disso tudo, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...