quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Cântico dos Cânticos 8 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


CÂNTICO DOS CÂNTICOS 8 - O assunto “casamento” não é periférico para Deus. Em Hebreus 13:4 diz: “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros”. Pena que poucos não dão o valor que Deus dá a este assunto importante.

Considere o capítulo em análise. Note o esboço do Comentário Bíblico Adventista:

• O amor da esposa por seu amado (versos 1-5).
• A veemência do amor (versos 6-13).
• A esposa anseia pela vinda do seu amor (verso 14).

Quanto romantismo! Precisamos pensar biblicamente quanto ao assunto do casamento. E, contrariando a filosofia de que “beleza não se põe na mesa”, Salomão mostra que deve-se casar com quem será possível admirar.

• Cada um tem sua beleza peculiar; embora nem todos a note, há sempre alguém para percebê-la!

Outra coisa, o tempo não deve diminuir o romantismo, o término da lua-de-mel não é o fim do amor; ao contrário, o verdadeiro amor aumenta quanto mais o tempo passa (Cântico dos Cânticos 8:6-7). O problema não está com o acostumar-se e perder o encanto – está na falta de manutenção do relacionamento. Quanto a isso Ellen White é enfática:

• “Embora possam surgir dificuldades, perplexidade e desânimo, nem o marido nem a esposa abrigue o pensamento de que sua união é um erro ou uma decepção. Resolva cada qual ser para o outro tudo o que é possível. Continuai as primeiras atenções. De todos os modos, anime um ao outro nas lutas da vida. Procure cada um promover a felicidade do outro. Haja amor mútuo, mútua paciência. Então, o casamento, em vez de ser o fim do amor, será como que o seu princípio. O calor da verdadeira amizade, o amor que liga coração a coração, é um antegozo das alegrias do Céu”.

• “A razão por que há em nosso mundo tantos homens e mulheres de coração endurecido é que a verdadeira afeição tem sido considerada como fraqueza, sendo consequentemente desencorajada a reprimida. A melhor parte da natureza das pessoas desta classe foi pervertida e amesquinhada na infância; e a menos que os raios da luz divina derretam sua frieza e endurecido egoísmo, sua felicidade estará enterrada para sempre”.

Vamos reavivar biblicamente as chamas do amor em nossa vida? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Hotel Abraão

  Devocional Diário Hotel Abraão Abraão plantou uma tamargueira em Berseba e invocou ali o nome do Senhor, o Deus Eterno. Gênesis 21:33 Um c...