sábado, 18 de novembro de 2023

Cântico dos Cânticos 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


CÂNTICO DOS CÂNTICOS 3 – Ao destilar sabedoria, Salomão alertou quanto ao perigo da promiscuidade sexual e do privilégio da pureza da intimidade sexual (Provérbios 5:1-7:27). Em meio às fortes advertências contra a impureza sexual, apresentou um oásis para o romantismo:

Seja bendita a sua fonte!
Alegre-se com a esposa de sua juventude.
Gazela amorosa, corça graciosa;
Que os seios de sua esposa
Sempre o fartem de prazer,
E sempre o embriaguem os caminhos dela (Provérbios 5:18-19).

Tanto Provérbios como Cântico dos Cânticos, destaca-se uma paixão viva, uma entrega total entre o esposo e a esposa. A Bíblia revela sabedoria em celebrar o amor conjugal em sua pureza, e o faz naturalmente, utilizando metáforas ricas para descrever a atração e a doçura mútua entre o marido e sua esposa.

Tanto Provérbios, quanto Cântico dos Cânticos destacam alegria, exclusividade e intensidade do relacionamento matrimonial, enfatizando a importância do sentimento, comprometimento e deleite mútuo. Ambos os livros bíblicos revelam claramente que o relacionamento conjugal deve ser valorizado e cultivado corretamente (Cântico dos Cânticos 3:5).

Cântico dos Cânticos 3 é dividido em duas partes no esboço do Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia:

1. A ansiedade da esposa e sua alegria no amor (versos 1-5).
2. A esposa enaltece o marido (versos 6-11).

Desde o início do livro, vários princípios são apresentados para serem aplicados no relacionamento conjugal. Note com atenção os seguintes pontos:

• É certo e sábio aprender a valorizar o cônjuge: “Ah, se ele me beijasse, se sua boca me cobrisse de beijos... Sim, suas carícias são mais agradáveis que o vinho” (1:2).
• É certo e sábio aprender a comunicar-se aberta e claramente com o cônjuge: “...mostre-me o teu rosto, deixe-me ouvir a tua voz; pois a sua voz é suave e o seu rosto é lindo” (2:14).
• É certo e sábio lutar pelo amor: “A noite toda procurei em meu leito aquele a quem meu coração ama, mas não o encontrei... mal havia passado por elas [sentinelas da cidade] quando encontrei aquele a quem o meu coração ama. Eu o segurei e não o deixei ir, até que o trouxe para a casa de minha mãe, para o quarto daquela que me concebeu” (3:1, 4).

Diante disso, vamos reavivarmo-nos? Vivamos espalhando estes princípios de amor! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...