sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Cântico dos Cânticos 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


CÂNTICO DOS CÂNTICOS 2 – O romantismo está presente desde o Jardim do Éden. Assim que Deus fez homem e mulher, o encontro deles foi puramente romântico. Adão compôs a primeira poesia histórica no primeiro momento em que viu a mulher que Deus criara (Gênesis 2:18-24).

Mesmo após a entrada do pecado, Deus pretende que as pessoas desfrutem desse romantismo puro, lindo e divino. Embora o pecado tenha arruinado muito os Seus planos para nós, é possível ser instruído, direcionado e transformado por Ele para usufruir de Seus planos neste mundo corrompido. Falando do livro em análise, a Bíblia do Discípulo salienta:

“Este é um cântico sobre o amor humano escrito no estilo de poesia romântica. O Cântico descreve o ideal edênico para o amor sexual, mesmo após a Queda. É um lembrete para o ser humano de que a sexualidade é um dom criado por Deus para ser desfrutado numa relação heterossexual e monógama. O pacto divino, que ordena a pureza sexual, provê a estrutura correta (casamento) na qual o Seu povo pode experimentar adequadamente o dom da intimidade sexual. O casamento é uma bênção de Deus baseada na lealdade e compromisso, mas é moldada por dois indivíduos com uma natureza pecaminosa, de modo que um casal precisa convidar o Senhor para participar de sua vida matrimonial se quiser cumprir o propósito divino para esta instituição. Assim, um bom relacionamento conjugal não é uma coincidência, mas o resultado de uma árdua batalha contra a orgulhosa natureza humana, influenciada pelo Espírito Santo no coração de homens e mulheres”.

A perversidade humana não apenas deturpa o amor, corrompe inclusive um inspirado cântico de amor. Merrill Unger alega que Cântico dos Cânticos “é uma magnífica pérola literária, considerada eminentemente inocente entre os orientais. É pena que tamanha obra-de-arte seja às vezes pervertida” com interpretações alegóricas.

Para facilitar a interpretação, esboço segundo capítulo baseando-me no Comentário Bíblico Adventista:

• Versos 1-7: O Amor mútuo entre esposa e esposa.
• Versos 8-13: A esperança e o chamado da esposa.
• Versos 14-15: O cuidado do esposo por sua amada.
• Versos 16-17: A ocupação da esposa; sua confiança.

Este conteúdo é um manual matrimonial, do qual deveríamos alimentarmo-nos diariamente para usufruir do plano de Deus para nosso casamento neste mundo de sofrimento! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...