terça-feira, 10 de outubro de 2023

PROVIDÊNCIA DIVINA

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

10 de outubro

      PROVIDÊNCIA DIVINA

   O homem a observava, em silêncio, atentamente, para saber se o Senhor teria levado a bom termo a sua jornada ou não. Gênesis 24:21


   palavra “providência” expressa o controle de Deus sobre todas as coisas e as Suas ações visando a um fim que promova o bem. Entre as histórias bíblicas que salientam a atuação de Deus em favor de Seus filhos, destaca-se aquela em que Abraão manda seu servo buscar uma esposa para Isaque.

   Segundo o costume daqueles dias, Abraão, como pai, devia providenciar uma esposa para seu filho. Como as mulheres solteiras do lugar em que viviam eram pagãs, ele incumbiu um dos seus servos de viajar até a terra dos seus familiares, onde havia algum conhecimento do Deus verdadeiro, e trazer de lá uma esposa para Isaque.

   Dentre as centenas de servos de Abraão, aquele era o mais antigo – muito capaz e leal. Ele administrava tudo que Abraão possuía. Ao enviá-lo, o patriarca lhe disse que o anjo do Senhor o precederia para que sua missão tivesse êxito (Gn 24:7). O servo, obediente, logo partiu.

   Lá chegando, soube que, à tarde, junto ao poço que havia fora da cidade, muitas moças iam tirar água. Então posicionou sua caravana lá por perto e esperou. Fez a seguinte oração: “Ó Senhor, […] peço-Te que me ajudes hoje e sejas bondoso para com o meu senhor Abraão! Eis que estou ao pé da fonte de água, e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água. Concede, pois, que a moça a quem eu disser: ‘Incline o cântaro para que eu beba’; e ela me responder: ‘Beba, e darei ainda de beber aos seus camelos’, seja a que designaste para o Teu servo Isaque” (v. 12-14).

   Ele mal terminou sua oração, e Deus já respondeu. Rebeca veio, e tudo aconteceu como o servo havia pedido. Para completar, ela era da família de Abraão. Perfeito! A atuação da Providência foi tão marcante que o servo se inclinou e adorou ao Senhor, bendizendo Seu nome (v. 26, 27). Quando a família da moça ficou sabendo dessas coisas, disse-lhe: “Isto procede do Senhor […]. Aqui está Rebeca; leve-a com você e que ela seja a mulher do filho do seu senhor, segundo a palavra do Senhor Deus” (v. 50, 51).

   Hoje, porque você é um filho de Deus, a Providência quer abençoá-lo. Faça como o servo de Abraão: ore, empenhe-se, confie e, depois, agradeça. 

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...