terça-feira, 10 de outubro de 2023

Provérbios 7 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Provérbios 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


PROVÉRBIOS 7 – Não brinque com o perigo; o mal leva a sério seus objetivos!

Leia sobre isso em Provérbios 7. Faça tuas anotações; depois, com oração volte a esta reflexão. O capítulo pode ser dividido da seguinte forma:

1. Conselho ao jovem aprendiz guardar os mandamentos e a sabedoria como uma joia preciosa, para proteger-se da sedução e da perversão (Provérbios 7:1-5).
2. Uma descrição de como um jovem é fisgado por uma mulher imoral. Ela usa a tática da sedução, lisonjeia-o e o convence a segui-la para casa – doce ilusão (Provérbios 7:6-23).
3. Alerta para as funestas consequências da desgraça da promiscuidade sexual. A perversão da sexualidade acarreta vergonha e destruição. O texto sagrado salienta que as pessoas que caem na armadilha da imoralidade sofrerão graves punições (Provérbios 4:24-27).

A sabedoria que deve ser valorizada é a sabedoria prática; ela auxilia a atentar para o perigo das armadilhas da vida, ensina a ser analítico nas relações e seletivo nos relacionamentos; ela ensina a resistir à sedução das palavras fingidas e a valorizar o compromisso conjugal. Além disso, a sabedoria bíblica é oriunda do Céu para promover o autocontrole, a disciplina das paixões; incentivar a escutar os preciosos conselhos dos sábios, a antecipar as consequências de ações incorretas, a cultivar a autoestima e a manter a vigilância espiritual.

Provérbios 7 contém profunda sabedoria; suas palavras são impactantes e dá para extrair muitos princípios importantes; tais como:

• É preciso abrir os olhos para a sabedoria, para não sufocar-se nas trevas da ignorância!
• Escolher com sabedoria as companhias implica deixar os imorais afundarem-se sozinhos!
• Saiba resistir às palavras envenenadas usufruindo da armadura da integridade para não ser devorado pela manipulação da imoralidade e da perversidade.
• É sábio rejeitar as armadilhas mortais com determinação visando fugir das seduções das sombras que engolem os imprudentes em meio às trevas da vida.
• Aqueles que dominam seus desejos não são escravizados por eles – essa é uma grande diferença entre os sábios e os tolos.
• Quem cultiva uma autoestima corretamente fundamentada na revelação divina não desmorona na insegurança dos fracos que experimentarão o amargor da frustração.
• A habilidade de antecipar consequências devastadoras evita afundar-se num abismo de remorso.

Provérbios 7 nos mantêm espiritualmente vigilantes para não sermos pessoas vacilantes! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...