quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Provérbios 8 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Provérbios 8

Comentário: Pr. Heber Toth Armí

PROVÉRBIOS 8 – A sabedoria está intimamente ligada a Deus; longe dEle é impossível obtê-la. Salomão, neste capítulo, mostra que ela “é personificada como mediadora e coparticipante da criação” (Bíblia Andrews).

A sabedoria existente antes do pecado está disponível hoje, mesmo após a queda de Adão e Eva! O livro de Provérbios mantém a fórmula educativa provida por Deus no Jardim do Éden; a qual “centralizava-se na família. Adão era o ‘filho de Deus’, e era de seu Pai que os filhos do Altíssimo recebiam instrução. Tinham, no mais estrito sentido, uma escola familiar”. “No plano divino de educação, adaptado às condições do homem após a queda, Cristo ocupa o lugar de representante do Pai, como o elo conectivo entre Deus e o homem; Ele é o grande ensinador da humanidade. E Ele ordenou que os homens e mulheres fossem Seus representantes. A família [deveria ser] a escola, e os pais os professores”, explica Ellen White. Esse é o método proposto em Provérbios (ver 1:8-10; 2:1-8; 3:1-2, 11-12; 4:1-5, 10-11, 20; etc).

Em Provérbio 8, a sabedoria “fundamenta suas declarações no temor do Senhor, definindo-o como ódio ao mal (8:13). Como um pai, promete grandes benefícios a quem procura a verdade (8:1-21). Como em 3:19-20, a sabedoria alega ter sido usada por Deus na criação do mundo (8:22-31). Ela não é igual a Deus por ter sido feita por Ele (9:22-26) e vem diante do Senhor por consequência natural do Seu caráter. Uma vez criada, a sabedoria se torna uma instituição viva, com tarefas próprias do mundo de Deus (8:27-31). Ela promete mediar o favor de Deus e dar vida (8:32-9:12), além disso, ela se esforça para manter o inexperiente distante das mulheres pecaminosas (9:13-18)” (Paul House).

Desta forma, “o conhecimento de Deus, a companhia dEle no estudo e no trabalho, a Sua semelhança no caráter, deviam ser a fonte, os meios e objetivo da educação de Israel – educação comunicada por Deus aos pais, e por estes dada aos filhos”, declara White. Provérbio 8 revela que a sabedoria tem sua fonte em Deus e identifica-se com Ele; portanto, “aqueles que rejeitam a crença num Deus pessoal e num padrão absoluto de comportamento não são sábios (Sl 14:1; 1Tm 6:20-21; 2Pe 3:3-5)” (CBASD).

Enfim, sejamos sábios! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...