segunda-feira, 9 de outubro de 2023

ENSINOS DO MONTE

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

9 de outubro

ENSINOS DO MONTE

Ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte. Ele Se assentou e os Seus discípulos se aproximaram Dele. Então Ele passou a ensiná-los. Mateus 5:1, 2


   No evangelho de Mateus, os capítulos 5 a 7 são conhecidos como “Sermão do Monte”. Eles tratam dos ensinos que Cristo proferiu de cima de uma colina. Na verdade, eles não são um sermão. O primeiro que os chamou de “Sermão do Monte” foi Agostinho, líder cristão influente, no quarto século. Essa informação se difundiu no meio cristão e chegou até nós. Talvez um título mais adequado fosse “Ensinos do Monte”, porque esses capítulos apresentam vários ensinamentos proferidos por Cristo em diversos momentos, durante as horas ou os dias em que o povo esteve junto Dele, encantado com Seus ensinos e Seu poder, em um retiro espiritual junto àquela elevação.

   Esses ensinos começam com as bem-aventuranças (Mt 5:3-12). Cada uma inicia com a palavra grega makarios, cuja tradução é “bem-aventurados”. Algumas Bíblias que empregam uma linguagem mais popular, como é o caso da Nova Tradução na Linguagem de Hoje, traduzem por “felizes”. Porém, essa expressão pode não ser a mais adequada, porque “felizes” indica como as pessoas se sentem, enquanto Jesus estava ensinando outra coisa: como Deus as considera e o que elas são. Elas podem até estar tristes e chorosas (v. 4), podem até estar sendo perseguidas, injuriadas e caluniadas (v. 11), mas Deus as está abençoando, mesmo naquele momento. Essas pessoas são de fato “bem-aventuradas”, porque têm a bênção de Deus.

   Os ensinos do monte terminam com a história de dois homens que foram construir suas casas. Cada um construiu sua habitação, mas a de um permaneceu, enquanto a do outro foi levada pela correnteza (Mt 5:24-27). Jesus estava dizendo: “Meu ensino, hoje, chegou ao final. Todos vocês o ouviram. Mas ao voltarem para sua rotina, alguns vão praticar o que ensinei, e outros vão seguir a vida sem qualquer mudança. Todos vão enfrentar as dificuldades, desafios e tristezas, mas aqueles que obedecerem às Minhas palavras permanecerão em pé. Aqueles que apenas ouviram vão desabar.”

   Por isso, além de ler, ouvir e conhecer, pratiquemos os ensinos de Jesus.

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...