segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Provérbios 6 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Provérbios 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


PROVÉRBIOS 6 – A mensagem destes capítulos introdutórios de Provérbios não é exclusiva de Salomão. Na mensagem profética de Malaquias há uma declaração contundente que deve impactar a cada um de nós. O profeta reproduz a Palavra do próprio Deus: “Eu odeio o divórcio” (Malaquias 2:16).

Provérbios, tão sagrado quanto o texto de Malaquias, trata da importância de valorizar e proteger a santidade e a sanidade do casamento, bem como das consequências devastadoras da infidelidade conjugal. Nos tempos modernos, onde as tentações estão à espreita não apenas em cada esquina, mas em cada aparelho eletrônico, é vital que internalizemos estas lições antigas para orientar nossas escolhas atuais e vivermos para honrar a Deus e fortalecer nosso lar. Ao fazê-lo, encontraremos alegria real e paz verdadeira que vem de viver conforme os princípios eternos da sabedoria celestial.

Em Provérbios 6 está implícito que a sabedoria divina é que nos dará vida satisfatória – que vale a pena ser vivida. Estar em sintonia com a vontade do perfeito Criador nos guia para tomar decisões que honram a nós mesmos, aos outros e principalmente a Deus. Neste capítulo encontramos uma porção maior advertindo-nos veementemente contra o adultério, que desgraça a vida de muita gente (Provérbios 6:20-35). Porém, ligado a este tema, observe:

• Evite compromissos financeiros arriscados; não seguir este princípio pode colocar toda a vida conjugal e familiar em perigo (Provérbios 6:1-5).
• Aprenda a dedicação das formigas; é preciso trabalhar diligentemente pensando no futuro. Para isso, é necessário persistência, compromisso e planejamento – isso será uma bênção para a vida conjugal e familiar (Provérbios 6:6-8).
• Dê um basta à preguiça; se você não acabar com ela, certamente ela irá acabar com teu lar, teu futuro – ela não poupará você, então não a poupe (Provérbios 6:9-11).
• Assimile o que Deus detesta e o que Ele odeia; então, não arruinarás teus relacionamentos familiares (Provérbios 6:16-19).

O adultério é um veneno para o relacionamento mais belo que Deus criou, porém não é o único. Além da questão financeira, da preguiça, da procrastinação, do orgulho e da discórdia (Provérbios 6:1-19), também as escolhas erradas, paixões desenfreadas, indisciplina, ciúmes e vinganças estraçalham o relacionamento que deveria ser bênção (Provérbios 6:20-35).

Por isso, o apelo é veemente para obter sabedoria (Provérbios 6:20-24). Portanto, reavivemo-nos... tenhamos caráter! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...