sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Provérbios 24 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Provérbios 24
Comentário::
Pr. Heber Toth Armí

PROVÉRBIOS 24 – O catálogo de premissas de sabedoria neste capítulo incentiva-nos a viver com discernimento, compaixão e responsabilidade. Precisamos estudar, analisar, refletir e aplicar à nossa vida os princípios contidos nesses preciosos provérbios, buscando agradar a Deus e servir ao próximo com amor e integridade.

Os princípios extraídos de Provérbios 24 são atemporais e guiam-nos em nossas decisões e ações diárias – são ensinamentos valiosos, essenciais para a conduta correta de vida.

• Nossa vida precisa estar bem fundamentada em princípios sólidos, adquirindo conhecimento e discernimento. Assim como um edifício bem construído requer uma base sólida, nossa vida também precisa estar alicerçada na sabedoria divina. Devemos buscar constantemente o entendimento da Palavra de Deus e aplicar Seus importantes ensinamentos em nossas atividades diárias. A sabedoria não apenas nos guia nas decisões importantes, mas também ajuda-nos a lidar corretamente com os desafios que enfrentamos neste mundo. Esta ideia está presente em Provérbios 24:3-6.

• Nossa natureza orgulhosa e arrogante precisa ser chamada à humildade e compaixão. Devemos estar sempre cientes que a alegria pela queda dos outros não é digna de corações sábios e bondosos, mesmo que o caído seja nosso inimigo! Deus é declaradamente contra a atitude de rir de quem cai, seja este cair fisicamente ou moralmente. Este impactante ensinamento pode ser extraído de Provérbios 24:17-20.

• Temos que ter extremo cuidado ao fazer julgamentos. Devemos ser justos e imparciais em nossas avaliações e decisões, refletindo a verdadeira justiça que vem de Deus. Ao agirmos com sabedoria e integridade, seremos instrumentos divinos para promover a paz e a justiça em um mundo impaciente, intolerante e injusto. Isso podemos aprender estudando atentamente Provérbios 24:23-26.

Estes pontos servem de desafios para você continuar pesquisando, analisando e refletindo na sabedoria contida neste capítulo. Ore, busque a Deus e peça sabedoria para adquirir sabedoria! Muita sabedoria destila deste capítulo, observe com atenção sua conclusão:

Provérbios 24:30-34 apresenta uma poderosa lição através de uma metáfora visualmente rica, que ressoa não apenas com sabedoria prática, mas também com implicações éticas e morais profundas. A imagem de um campo abandonado serve como um aviso contra a preguiça, a negligência e a irresponsabilidade. A passagem ensina-nos que a ociosidade e o descuido em nossas responsabilidades tendem a levar-nos à decadência e à ruína. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
••••

Nenhum comentário:

Mais que marionetes

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/mais-que-marionetes/ Mais que marionetes Você fal...