sexta-feira, 27 de outubro de 2023

PROFECIAS CONDICIONAIS

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

27 de outubro

PROFECIAS CONDICIONAIS

Quando Eu disser ao ímpio que certamente morrerá, e ele se converter do seu pecado, fizer o que é justo e reto, restituir o penhor, [...] e não fizer maldade, certamente viverá; não morrerá. Ezequiel 33:14, 15

Embora se espere que uma profecia anunciada por um verdadeiro profeta seja cumprida, é importante notar que grande parte das profecias era condicional. Isso significa que elas seriam cumpridas apenas se determinadas condições fossem satisfeitas. Basicamente, há três tipos de profecias condicionais: aquelas feitas a pessoas, as que se referem à nação de Israel e as que dizem respeito às demais nações.

Vamos considerar a maneira de Deus agir com as pessoas. Ele anunciou: “Quando Eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, fizer maldade, não Me lembrarei de nenhum dos seus atos de justiça, e ele morrerá por causa da injustiça que cometeu. E, quando Eu disser ao ímpio que certamente morrerá, e ele se converter do seu pecado, fizer o que é justo e reto, restituir o penhor, devolver o que roubou, andar nos estatutos da vida e não fizer maldade, certamente viverá; não morrerá. De todos os pecados que cometeu, nenhum deles será lembrado contra ele. Fez o que é justo e reto; certamente viverá” (Ez 33:13-16).

Na Bíblia, os justos são aqueles que creem em Deus, O amam e buscam fazer Sua vontade. Sua justiça vem de Deus (Sl 37:39; Is 53:11). Eles foram perdoados e transformados pelo Senhor e devem perseverar em Seu caminho, sendo dia a dia mais santos (Pv 4:18). Caso contrário, de nada lhes valerá a experiência com Deus passada.

Por outro lado, o perverso poderá escolher se aproximar de Deus e ter sua vida mudada (Is 55:7). De fato, nosso destino está em nossas mãos (Is 1:18-20; Mt 7:13, 14). Não porque sejamos capazes de nos salvar, mas porque Deus oferece a salvação por meio de Seu Filho, gratuitamente, a todos, de modo que qualquer um possa, por livre escolha, seguir Seu caminho (Jo 3:16).

Assim, uma profecia em relação a uma pessoa, seja ela justa ou ímpia, ocorrerá se ela permanecer no caminho em que se encontra. Se mudar, a profecia poderá não se cumprir. Que suas escolhas, hoje, o levem a ver a realização das boas palavras de Deus para sua vida!

https://youtu.be/to0gDJ9wbSg

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...