quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Provérbios 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Provérbios 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


PROVÉRBIOS 2 – Embora seja prático os ensinamentos de Provérbios, e seu conteúdo esteja focado no dia a dia dos leitores, seu nível é altamente espiritual. Na introdução desse livro da Bíblia do Discípulo, explica suscintamente esta questão:

“A vida espiritual precisa ser evidenciada nas decisões da vida diárias. Uma vida útil e feliz não é coincidência, e sim o resultado de uma intensa procura que envolve estudo, perseverança, devoção a Deus e disciplina. A edificação do caráter é uma das mais importantes tarefas na vida, porque é a única coisa que os cristãos levarão para o Céu. Portanto, os filhos de Deus precisam cuidar do caráter como um grande tesouro, evitando as más influências e atitudes que o destroem”.

Provérbios 2 complementa o capítulo anterior. Os 4 primeiros versículos apelam à busca pelo conhecimento e pela compreensão da sabedoria divina.

Os versículos 5 a 8 prometem que, aquele que buscar a sabedoria como se busca tesouros escondidos, entenderá o temor do Senhor e alcançará o conhecimento que trará verdadeira satisfação. Isso indica que a sabedoria vai além de moldar o caráter de alguém, ela protegerá a pessoa do caminho mal.

Os versículos 9 a 15 falam de como a sabedoria divina protegerá da promiscuidade sexual e daqueles que querem desviar pessoas do caminho do bem.

Os versículos 16 a 19 tratam de como a sabedoria livra jovens da impureza sexual, indicando que seguir o caminho proposto pela sabedoria é um escudo contra a lascívia e a imoralidade.

Os versículos 20 a 22 concluem com promessa àqueles que seguem o caminho da sabedoria: Bênçãos materiais e espirituais, presentes e futuras. Cuidado: Os que preferem a loucura terão o que não procuram: Destruição.

Provérbios 2 oferece-nos preciosos princípios de vida. Analise-o com atenção e oração. Depois, reflita nestes itens:

• Se as pessoas buscassem sabedoria assim como se esforçam, dedicam e perseveram na busca por bens materiais, teriam uma vida mais satisfatória e mais prazerosa.
• Quem valoriza e pratica a sabedoria contribui para uma existência de integridade e retidão, refletindo o caráter de Deus em suas ações diárias.
• Optar pela sabedoria em vez da loucura nos protegerá contra relacionamentos prejudiciais, especialmente de pessoas que pretendem afastar-nos da fé salvífica e da moralidade.

Precisamos da sabedoria para reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...