quarta-feira, 4 de outubro de 2023

OPOSIÇÃO

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

de outubro

OPOSIÇÃO

Escrevi algumas palavras à igreja, mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida [...], proferindo contra nós palavras caluniosas. 3 João 9, 10

Faz alguns anos, encontrei um jovem pastor que havia sido meu aluno. Em nossa conversa, ele me contou que pastoreava um distrito em uma região do interior. Como ele sabia que eu conhecia aquela comunidade, abriu o coração, talvez para desabafar, e contou como estava difícil o trabalho e como encontrava crítica e oposição de membros influentes, que se consideravam “donos” da igreja. O trabalho era um fardo.

Dois anos depois, eu o encontrei novamente. Ele estava radiante. Finalmente, havia sido transferido para outro distrito pastoral. Estava tão feliz por sair daquele lugar que comprou uma caixa de fogos de artifício para comemorar.

Infelizmente, muitos pastores e líderes de igreja enfrentam esse mesmo dilema. Sentem o peso de ter que pastorear um rebanho concedido a eles por Deus, mas encontram ali certos indivíduos que atuam como “donos” da igreja e dificultam a atuação do pastor. No início da era cristã, os apóstolos também tiveram que lidar com esse tipo de gente que gosta de dominar. Diótrefes era um deles. Chegou a não acolher os visitantes e até a expulsar alguns irmãos das reuniões. Ele não simpatizava com o apóstolo João nem o respeitava (3Jo 9, 10). Também Paulo, ao descrever muitos sofrimentos que enfrentou por amor ao evangelho, mencionou que esteve “em perigos entre falsos irmãos” (2Co 11:26).

Os motivos para a divergência de opiniões e métodos dentro da liderança de uma igreja podem ser muitos. No entanto, Deus pode trabalhar em meio a essas divergências, como fez no caso de Paulo e Barnabé (At 15:36-41). O inimigo certamente gosta de dificultar a liderança dos servos de Deus, e por esse motivo é importante que todos os envolvidos sigam as orientações que o Senhor nos deixou: “Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês” (Hb 13:17). Portanto, caso você esteja envolvido em um conflito na igreja, peça a orientação de Deus e pratique aquilo que Sua Palavra nos instrui a fazer.

https://youtu.be/8qZLk7-az-0

https://mais.cpb.com.br/meditacao/oposicao/

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...