segunda-feira, 30 de outubro de 2023

PROVEM OS PROFETAS

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

30 de outubro

PROVEM OS PROFETAS

Amados, não deem crédito a qualquer espírito, mas provem os espíritos para ver se procedem de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído mundo afora. 1 João 4:1


Quando surge alguém dizendo que recebeu uma revelação divina, o Senhor não espera que o aceitemos ou rejeitemos de imediato. Ele orienta que o provemos. Somente depois vamos decidir acolher sua mensagem ou rejeitá-la. Os testes se encontram na Bíblia, e o verdadeiro profeta passa em todos eles. Primeiramente, a mensagem do verdadeiro profeta se harmoniza com todas as mensagens que Deus enviou anteriormente pelos outros profetas (Jr 28:1-9, 15-17). Um novo profeta pode trazer alguma informação nova, algum detalhe a mais, porém isso nunca entrará em contradição com a mensagem dos que vieram antes dele.

Quando um verdadeiro profeta discorre a respeito de Cristo, ensina que Ele era um ser humano. João escreveu: “Nisto vocês reconhecem o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus” (1Jo 4:2). Já nos primórdios do cristianismo havia quem afirmasse que Jesus não era humano, apenas aparentava ser. Mas João combateu essa falsidade ensinando que Jesus tinha carne, ossos, pele e sangue. Sentia fome, sede e frio. Ficava cansado e precisava repousar. Podia até morrer, como de fato morreu na cruz para que, crendo Nele, pudéssemos ser salvos.

O verdadeiro profeta também produz bons frutos. Jesus advertiu: “Cuidado com os falsos profetas […]. Pelos seus frutos vocês os conhecerão” (Mt 7:15, 16). Um indivíduo pode parecer uma ovelha do rebanho de Deus, pode profetizar em nome de Jesus, pode expulsar demônios e efetuar milagres, mas, se pratica a iniquidade, se não faz a vontade de Deus, é um falso profeta (Mt 7:15-23). Os profetas, embora pecadores e falhos, necessitados de um Salvador, buscavam conhecer e fazer a vontade divina. A atividade de um verdadeiro profeta enobrece as pessoas e aproxima de Deus aqueles que são sensíveis à Sua voz.

Portanto, se alguém passar nessas três provas, você poderá aceitá-lo como profeta enviado por Deus. Foi por isso que os pioneiros adventistas aceitaram Ellen G. White como mensageira do Senhor. Por essa razão, hoje, nós devemos aceitá-la também. 

https://youtu.be/7o7Hy-lkaN8

Nenhum comentário:

Mais que marionetes

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/mais-que-marionetes/ Mais que marionetes Você fal...