quinta-feira, 19 de outubro de 2023

PARA SER FELIZ

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

19 de outubro

PARA SER FELIZ

Para quem está aflito, todos os dias são maus, mas a vida de quem tem o coração alegre é uma festa contínua. Provérbios 15:15

Joan Chittister é a autora da obra O Livro da Felicidade. Nas primeiras páginas, ela declara: “Uma coisa aprendi com este livro: a felicidade com certeza é possível, mas talvez não seja aquilo que pensamos que seja quando começamos a procurá-la”. O livro é o resultado de um estudo científico que considera o que foi descoberto sobre o tema nas áreas da sociologia, biologia, neurologia, psicologia, filosofia e religião. Em nossos dias, há uma busca universal pela felicidade. Esse é um dos temas mais estudados.
Em um dos estudos citados, os pesquisadores mediram o nível de felicidade de indivíduos que participaram do projeto. Eles foram divididos em cinco grupos, e cada grupo recebeu uma tarefa para a semana. Os integrantes do primeiro grupo receberam a seguinte incumbência: quando estranhos lhes dissessem algo, e eles concordassem, deviam sorrir. A esperança era que o sorriso criasse algum vínculo positivo, solidário. Aqueles que pertenciam ao segundo grupo foram encarregados de passar algum tempo durante o dia pensando em três coisas boas que estavam presentes em sua vida atual e pelas quais se sentiam gratos.

Cada membro do terceiro grupo, quando estivesse estressado, devia recordar alguma coisa boa que havia lhe acontecido no dia anterior. Aos participantes do quarto grupo foi pedido que pensassem nas coisas de que gostavam em sua vida, tanto do passado quanto do presente. Ao quinto grupo nada foi pedido.

Depois de uma semana, os participantes responderam individualmente a várias perguntas, e o resultado desse experimento foi a constatação de que aqueles que pertenciam aos quatro primeiros grupos tiveram seu nível de felicidade aumentado, enquanto o mesmo não ocorreu com os integrantes do quinto grupo, aquele que nada fez.

O experimento demonstrou que é possível e fácil sermos mais felizes. Isso ocorrerá conosco se quisermos e adotarmos atitudes positivas, se olharmos para as coisas boas da vida em lugar de ficarmos remoendo as perdas e o que de negativo nos acontece. É como diz o hino: “Tens acaso mágoa que te faz chorar? / […] Conta as muitas bênçãos, não duvidarás, / E em canção alegre os dias passarás” (Hinário Adventista do Sétimo Dia, n. 307).

https://youtu.be/3VTNIEzEWks

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...