sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Provérbios 17 Comentário:

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Provérbios 17
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


PROVÉRBIOS 17 – A renovação espiritual (reavivamento) capacita-nos a viver de acordo com os sábios princípios divinos, enquanto a reorganização prática (reforma) ajuda-nos a manifestar essa espiritualidade em nossas ações diárias.

• O reavivamento nos ajuda a ter discernimento espiritual, enquanto a reforma nos leva a mudar nossos hábitos e práticas para refletir essa sabedoria.
• Reavivamento espiritual leva-nos a buscar a sabedoria que vem de Deus, enquanto a reforma implica em mudar nossos conceitos e pré-conceitos para alinhá-las com a sabedoria celestial.
• O reavivamento espiritual nos ajuda a sintonizar nosso coração e mente com Deus, enquanto a reforma envolve a reorganização de nossos planos, decisões e ações de acordo com Sua maravilhosa vontade.

O discernimento espiritual auxilia-nos a receber correções com humildade e a aprender com elas, permitindo que a sabedoria de Deus penetre em nossa mente e coração (Provérbios 17:10). Esse tipo de discernimento disponível aos fieis ajuda-nos a distinguir entre o que é certo e o que é errado aos olhos do Soberano Juiz, evitando justificar comportamentos injustos (Provérbios 17:15). Esse discernimento provido pelo Espírito ensina-nos a controlar nossas palavras, mostrando sabedoria no falar e refletindo um coração sereno e inteligente (Provérbios 17:27).

Nossas palavras revelam o que temos no coração (Mateus 12:34). Nossa língua destila sabedoria ou loucura, dependendo da fonte em que abastecemos nossa mente e coração. Somos moldados por influências celestiais ou infernais, divinas ou diabólicas? (Tiago 3:13-18). Enquanto alguns prezam por uma reforma de roupa, o sábio vai além de mudar as aparências.

Para uma reforma em nossas palavras, considere com atenção e oração sincera:

• Quem aprecia fofocas, calúnias, zombarias, xingamentos e palavrões devem reavivar-se e reformar-se (Provérbios 17:4-5).
• Quem não controla sua língua e não valoriza o silêncio para evitar conflitos, brigas e contendas, precisa aprender do Espírito a ter domínio próprio e sábio uso das palavras (Provérbios 17:27-28).
• Quem é arrogante e mentiroso, independente de quem seja, mesmo a um governante, não é nada elegante; então, precisa de reavivamento e reforma urgentemente (Provérbios 17:7).
• Quem gosta de brigas, confusões, dissenções e desavenças deve buscar o arrependimento antes que suas más atitudes causem irremediáveis desgraças (Provérbios 17:1, 14, 19-20).

Precisamos ouvir a voz de Deus no livro de Provérbios caso queiramos experimentar reavivamento e reforma de verdade, no íntimo! – Heber Toth Armí.
••••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...