domingo, 1 de outubro de 2023

OBEDIÊNCIA VOLUNTÁRIA

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

de outubro

OBEDIÊNCIA VOLUNTÁRIA

Não sejam como o cavalo ou a mula, que não têm entendimento, que são dominados com freios e cabrestos; do contrário não obedecem a você. Salmo 32:9

O cavalo e a mula são brutos. Por isso, não aceitam conselhos. Só obedecem quando forçados mediante o sofrimento provocado por freios, cabrestos, espora e chicote. Deus requer nossa obediência e Se alegra com ela, mas deve ser uma obediência voluntária, que brote do coração. Precisamos escolher dizer “não” à tentação e ao pecado, e “sim” para Deus.

O salmo de hoje foi escrito por Davi e se refere ao episódio em que ele se envolveu com Bate-Seba. Na ocasião, Davi havia agido como um animal, dando vazão aos instintos. Depois, como uma mula teimosa, tentou encobrir seus pecados. Entre o ato pecaminoso e seu retorno a Deus, passaram-se muitos meses de sofrimento. Sobre aqueles dias, ele escreveu: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a Tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor secou como no calor do verão” (Sl 32:3, 4). Ele não estava bem. De dia não vivia bem; à noite, não dormia bem. Continuava teimando em esconder seus pecados. Essa situação afetou seu corpo, sua mente e seu espírito. Como ele mesmo reconheceu mais tarde, “muito sofrimento terá de curtir o ímpio” (v. 10). Mas esse sofrimento o preparou para aceitar a repreensão de Deus, confessar o seu pecado e ser restaurado (v. 5).

Em contrapartida, um dos mais conhecidos exemplos de obediência citados na Bíblia é o de José, quando tentado pela esposa de Potifar. Não foi uma situação fácil para ele. Ela o tentava todos os dias. Se ele cedesse à tentação, poderia contar com seus favores e com privilégios. Além disso, ele não tinha ninguém com quem desabafar ou em quem se apoiar. Era órfão de mãe, e seu pai estava distante. Não havia por perto nenhum amigo com os mesmos valores. Ainda assim, ele escolheu ser fiel a Deus. Disse “não” à tentação e ao pecado, e Deus o abençoou ricamente.

Que tipo de tentação costuma bater à porta do seu coração? Como você a enfrenta? Quando você conhece a vontade de Deus para sua vida, você obedece voluntariamente ou se porta como uma mula teimosa? Precisa passar pelo sofrimento?

https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-cristao-e-a-verdade/

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...