sexta-feira, 22 de setembro de 2023

SELAMENTO

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

22 de setembro

SELAMENTO

Então ouvi o número dos que foram marcados com selo. Eram cento e quarenta e quatro mil. Apocalipse 7:4


Na Antiguidade, era comum o uso de selos. Eles eram parecidos com os carimbos atuais. Feitos geralmente de metal ou pedra, podiam ser encontrados na forma de um anel, com um desenho ou uma inscrição em relevo. Quando pressionados contra algo, deixavam sua marca. Também havia selos na forma de um carretel. Ao ser rolado sobre uma superfície mole, como a argila ou a argamassa, o selo formava um desenho de acordo com sua gravação.

O selo trazia o desenho ou a marca distintiva de seu proprietário. Os selos da Palestina eram redondos ou ovais, com a superfície dividida por uma linha dupla. Acima vinha o nome do proprietário. Abaixo estava o nome de seu pai. 

Um selo poderia ser usado com três finalidades. Primeiramente, era um sinal de autoridade. Quando o faraó escolheu José para ser governador, deu-lhe seu anel – que continha seu selo –, indicando que José agiria com autoridade em seu nome (Gn 41:41, 42). Um selo também era usado como sinal de propriedade. Sua marca sobre um objeto indicava o proprietário. Ainda hoje se faz um uso semelhante. Bibliotecas carimbam seus livros e fazendeiros marcam seu gado a ferro e fogo com o mesmo objetivo.

Um selo ainda podia ser empregado como um sinal de proteção. Ele protegia legalmente aquilo que o recebia, tornando-o inviolável. Foi com esse propósito que selaram tanto a cova dos leões, onde Daniel foi colocado (Dn 6:17), quanto o sepulcro de Jesus (Mt 27:65, 66). Também os livros e documentos na forma de rolo eram amarrados firmemente com um cordão que recebia um lacre de argila com uma marca. Esse selo protegia o documento de modo que, para abri-lo, era necessário partir o selo (Ap 5:1). Hoje, há empresas que protegem suas mercadorias com lacres e fitas adesivas que contêm seu logotipo.

O selo mencionado no Apocalipse marca os que são propriedade exclusiva de Deus a fim de protegê-los em meio aos eventos dos últimos dias. Ele será um claro indicativo da posição pessoal assumida no grande conflito entre o bem e o mal. Escolhamos hoje servir a Deus e receber Seu selo. 

https://youtu.be/FRgJm7j1rq4?si=R62VXLUBv1ugdFlO

Nenhum comentário:

TUDO PARA O BEM

  MEDITAÇÃO DIÁRIA  6 de dezembro TUDO PARA O BEM Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que sã...