sábado, 23 de setembro de 2023

Salmos 140 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 140
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 140 – Vivendo entre pessoas que são como víboras e lobos vorazes, precisamos recorrer a Deus em oração em busca de intervenção e proteção.

Pessoas arrogantes, perversas, cruéis, traiçoeiras, fofoqueiras e difamadoras, estão sempre ferindo alguém ou criando estratégias para destruir ao próximo. Não é raro pessoas fieis, honestas e amáveis serem alvos e vítimas destes agentes do mal. É nesse contexto que surge o Salmo 140, inspirado pelo Espírito Santo, escrito pelo piedoso rei Davi.

“Davi começa com uma súplica para ser livrado da calúnia de seus inimigos. O homem perverso o difama, e o homem violento trama planos horríveis contra ele. Só se satisfazem quando forjam contendas. Sua língua é afiada e sob os lábios, têm veneno mortal... Os ímpios são mestres na arte de enredar outros. Armam ciladas contra ele [Davi] e ocultam armadilhas em seu caminho para apanhá-lo. Estendem uma rede para apanhá-lo e preparam iscas e engodos para atraí-lo”, comenta William MacDonald. E, continua...

A partir do verso 9, “o salmista ora para que a situação se inverta e as tramas perversas dos ímpios se voltem contra eles. Que caiam sobre eles as brasas vivas e sejam lançados nas masmorras das quais nunca poderão escapar. Que o caluniador não se estabeleça na terra e que sobrevenham calamidades ao homem violento sem demora. O Salmo termina com confiança tranquila na justiça divina. Aconteça o que acontecer, Davi sabe que o bem prevalecerá e que o Senhor está do lado do oprimido e [...] do necessitado. Os justos sempre terão motivo para agradecer a Deus por Seu socorro. Os retos habitarão em Sua presença para sempre, uma realidade que fará todos os sofrimentos desta vida parecerem meras alfinetadas”.

Considerando isso, o Salmo 140...

• ...Alerta contra aqueles cujas palavras são venenos e o coração está em trevas, pois sua sombra obscurece a luz da bondade e da justiça.

• ...Revela que a língua venenosa dos maus é como fogo devorador que consome a paz e a bondade; se tais pessoas não querem ser devoradas pelo fogo do inferno, devem arrepender-se.

• ...Sugere que ao percebermos a maldade reinando, a justiça deve clamar por um defensor destemido, justo e poderoso!

A oração é a armadura dos justos contra as flechas das malícias dos perversos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Mais que marionetes

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/mais-que-marionetes/ Mais que marionetes Você fal...