terça-feira, 19 de setembro de 2023

SAMARITANOS

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

19 de setembro

SAMARITANOS

Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou perto do homem e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, aproximando-se, fez curativos nos ferimentos dele, aplicando-lhes óleo e vinho. Depois, colocou aquele homem sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. Lucas 10:33, 34

Os assírios dominaram o mundo por cerca de 500 anos. Como parte do processo de domínio, para cada lugar conquistado eles traziam pessoas conquistadas em outros lugares. Por causa das diferenças na língua, na religião e nos costumes, os habitantes que se misturavam tinham dificuldade de se unir para tentar a independência. Foi isso o que ocorreu com Israel quando as dez tribos do norte foram conquistadas pelos assírios. Na invasão do território, eles mataram muitas pessoas, levaram outras para dispersá-las por todo o império e trouxeram pessoas de outras nações conquistadas e as instalaram no território de Israel. Com o passar do tempo, houve casamentos entre os israelitas que permaneceram na terra com pessoas de outras nacionalidades. Dessa miscigenação surgiram os samaritanos. Enquanto isso, os judeus, descendentes de Judá e Benjamin, que se consideravam puros, olhavam para os vizinhos samaritanos como impuros e os odiavam.

Jesus, porém, não os desprezou. Esteve entre eles, abençoou-os, citou-os em Seus ensinos e ordenou aos cristãos que os evangelizassem (At 1:8). Nos ensinos de Jesus, encontramos alguns samaritanos cuja conduta nos serve de exemplo. O mais conhecido pode ser chamado de o samaritano bondoso.

Ele fazia uma viagem de Jerusalém para Jericó. No caminho, encontrou um judeu muito ferido. O homem havia sido assaltado e espancado. Não tinha forças nem para se erguer. Ali estava um inimigo, que pertencia a um povo que o odiava, mas era um ser humano precisando de socorro. Nesse momento, o coração do samaritano se encheu de compaixão. Por causa disso, o restante aconteceu. Ele fez tudo o que pôde para que o ferido fosse levado a um lugar seguro e se recuperasse. Quando Jesus contou essa história, Ele a usou como exemplo do que significa amar o próximo. Deus quer que sejamos bondosos e façamos todo o possível para ajudar aqueles que estão em necessidade e que avistamos em nosso caminho. Sejamos samaritanos modernos!

https://mais.cpb.com.br/meditacao/samaritanos/

https://youtu.be/SvU-W34q1J4

Nenhum comentário:

O poder da informação

  Devocional Diário O poder da informação Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens...