sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Salmos 146 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 146
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 146 – As canções de Israel possuem conteúdo teológico sólido e profundo. Aprendemos sobre diversos temas espirituais práticos e filosóficos. Neste Salmo, por exemplo, sobressaem grandes verdades, como:

• Deus é Criador e Sustentador.
• Deus é fiel, confiável.
• Deus é libertador e salvador.
• Deus cuida dos vulneráveis, oprimidos e frágeis.
• Deus é a esperança dos justos.

Considerando este Salmo, Warren Wiersbe destaca que “os cinco últimos salmos são ‘salmos de Aleluia’, que voltam nossa atenção para o louvor ao Senhor. Este Salmo começa com um voto de louvor a Deus por toda a vida. O Salmo seguinte diz que é ‘bom e amável’ louvar ao Senhor, e o Salmo 148 lembra que, ao louvar a Deus, juntamo-nos a toda a criação, pois os Céus e a Terra O louvam. No Salmo 149, o povo de Deus é admoestado a adorar com alegria, e o último Salmo diz onde, por que e como ‘todo ser que respira’ deve louvar ao Senhor. Esses cinco Salmos são um curso rápido de adoração, e o povo de Deus deve dar ouvidos a sua mensagem. Os templos das igrejas estão se transformando em teatros religiosos, e os ‘cultos’ são cada vez mais parecidos com shows de entretenimento. O autor deste Salmo sabia que Deus não é apenas uma parte da vida, mas a própria essência da vida. Uma convicção que Paulo também possuía (Fp 1:21; Cl 3:4)”.

Uma vida é curta para louvar ao Deus extraordinário que Se importa com frágeis pecadores mortais (Salmo 146:7-8). Então precisamos aproveitar o tempo que temos para aprimorar e intensificar nosso louvor a Deus, pois na morte isso não será possível, nem mesmo para homens de renome (Salmo 146:3-5).

O Criador do Universo, que mantém Sua fidelidade, que defende a causa dos oprimidos, alimenta aos famintos, liberta aos presos, dá vista aos cegos, levanta aos abatidos, ama aos justos, protege o estrangeiro, sustém o órfão e a viúva, frustra os planos dos ímpios e reina para sempre (Salmo 146:6-10), merece nossa adoração!

Portanto, “...deixem-se encher pelo Espírito, falando entre vocês com Salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5:18-20). Então, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...