quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Salmos 138 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 138
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 138 – Louvar a Deus sem sinceridade é hipocrisia. Será uma ação superficial adorá-lO sem conhecer Quem de fato Ele é – Sua grandiosidade e supremacia. Aproximar-se dEle sem ter ciência de Sua intervenção, de que Ele responde nossas orações, implica numa religiosidade sem fé suficiente para agradá-lO (Hebreus 11:6).

• O louvor sincero, a adoração verdadeira e a aproximação correta perante Deus resultam num impacto social que alcança até mesmo pessoas em funções elevadas (Salmo 138:1-4).

• O louvor de todo coração, a exaltação da soberania de Deus e o reconhecimento de Sua intervenção em nossas orações, além de produzir testemunhos poderosos, público e impactante, também cria expectativa para o futuro – enchendo o coração do adorador de esperança na justiça e salvação diante da opressão (Salmo 138:5-8).

Há no Salmo 138 um aspecto intrigante. Considere a frase: “Diante dos deuses cantarei louvores a Ti”, então reflita nas seguintes perguntas:

• O que Davi quis dizer com isso?
• É possível que haja outros deuses?
• Isso implica que Deus é ciumento, exclusivista e intolerante?
• Qual a relevância desta premissa hoje?

Tais questões requerem respostas mais amplas que o espaço considerado aqui nesta reflexão; porém, alguns insights poderão incentivar-te a pesquisas mais profundas.

O Deus YHWH é “o grande Rei acima de todos os deuses” (Salmo 95:3). Por conseguinte, “que deus é poderoso como o nosso Deus?” (Salmo 77:13). Consequentemente, é imperativo que demos “graças ao Deus dos deuses” (Salmo 136:2). A partir daí compreendemos a reação de Davi: “Diante dos deuses cantarei louvores a Ti” (Salmo 138:1).

Quando adoradores procuram outros deuses, desperta ciúmes em YHWH (Salmo 78:58-64). Embora haja outros deuses, YHWH exige exclusividade para não Lhe sermos infiéis (Salmo 81:8-9). Ele preside uma assembleia divina, repreende e julga com justiça “no meio dos deuses” (Salmo 82:1). Ele é singular em relação “a todos os deuses” (Salmo 96:4-6); por isso, o salmista declara: “Prostrem-se diante dEle, todos os deuses” (Salmo 97:6-7). Contudo, qualquer outro deus não passa de ídolos inúteis feitos por humanos, são deuses falsos de materiais inanimados (Salmo 135:5, 15-18).

Davi desejava que até os grandes da Terra reconhecessem a grandeza do verdadeiro Deus (Salmo 138:2-7). Pois, adoração “de todo o coração” requer exclusividade ao Deus cujo “amor permanece para sempre” (Salmo 138:1, 8).

Enfim, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Mais que marionetes

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/mais-que-marionetes/ Mais que marionetes Você fal...