quinta-feira, 21 de setembro de 2023

O SEGREDO DE ISRAEL

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

21 de setembro

O SEGREDO DE ISRAEL

Seja uma bênção! [...] Em você serão benditas todas as famílias da Terra. Gênesis 12:2, 3

Deus sempre almejou abençoar todas as nações da Terra. Mas Seu plano começaria com a escolha de uma nação, Israel, abençoada por Ele de modo especial. Essa nação se tornaria o veículo para abençoar todas as demais (Gn 12:3; 18:18; 22:18; 26:4; 28:14). Ao confiar unicamente em Deus e obedecer a Seus mandamentos, Israel prosperaria em todas as coisas, não apenas na vida espiritual. Seria uma vitrine para outros povos.

A localização geográfica da nação tinha esse objetivo. Deus os estabeleceu em Canaã porque o local era estratégico para o cumprimento de sua missão. Por ali passavam caravanas de comerciantes de muitos lugares e os exércitos das principais nações do mundo. Ao atravessarem a terra de Israel, os estrangeiros ficariam maravilhados com o que vissem e ouvissem. Eles se encarregariam de passar adiante seu novo conhecimento.

Ao terem notícias de Israel, os povos perguntariam: “Por que eles são diferentes de todas as nações? Por que são tão sábios, tão saudáveis? Por que suas chuvas são regulares, e eles têm farta colheita? Por que seus rebanhos são sadios e se multiplicam em abundância? Por que não há mortalidade infantil, e todos têm vida longa? Por que suas riquezas se multiplicam continuamente, e tudo quanto empreendem prospera?”

Inicialmente, por curiosidade e inveja, buscariam descobrir o segredo de tanto sucesso. Enviariam a Israel seus embaixadores. Então, o povo de Deus lhes mostraria todas as coisas e lhes contaria o segredo: “Adoramos ao único Deus verdadeiro, invisível, Criador dos céus e da terra, e guardamos Seus mandamentos. Se vocês servirem somente ao Senhor, terão as mesmas bênçãos que nós e a mesma prosperidade.” Desse modo, a mente deles seria encaminhada das coisas materiais para as espirituais (Dt 4:4-6).

Entretanto, Israel falhou. Por isso, apenas alguns estrangeiros foram atraídos. A Bíblia cita a rainha de Sabá, Naamã, os embaixadores da Babilônia e o oficial etíope. Hoje, o povo de Deus não está mais concentrado em um único lugar, mas espalhado pelo mundo. Nossa missão não é ficar e brilhar, como Israel, mas ir e proclamar. Estamos indo aos confins da Terra. Estamos mesmo?

https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-segredo-de-israel/
https://youtu.be/SGEeivjcHNw

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...