segunda-feira, 11 de setembro de 2023

O MODO DE DEUS AGIR

 Meditação Diária

11 de setembro

O MODO DE DEUS AGIR

Se vocês ouvirem atentamente a voz do Senhor, seu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os Seus mandamentos [...], sobre vocês virão e os alcançarão todas estas bênçãos. Deuteronômio 28:1, 2

Algumas mensagens dos profetas consistiam no anúncio de eventos futuros. Ao estudar essas mensagens, devemos considerar que muitas eram condicionais. Os eventos preditos apenas ocorreriam se determinadas condições fossem satisfeitas. Isso era verdade tanto para Israel, o povo da aliança, quanto para as outras nações.

Deuteronômio 28 é um longo capítulo que se refere à nação de Israel. Os dois primeiros versos declaram: “Se vocês ouvirem atentamente a voz do Senhor, seu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os Seus mandamentos que hoje lhes ordeno, […] sobre vocês virão e os alcançarão todas estas bênçãos” (v. 1, 2). Na sequência do texto bíblico, estão as bênçãos prometidas. Depois, no verso 15, é dito: “Porém, se não derem ouvidos à voz do Senhor, seu Deus, deixando de cumprir todos os Seus mandamentos e os Seus estatutos que hoje lhes ordeno, então virão sobre vocês e os alcançarão todas estas maldições.” Segue então uma extensa lista de maldições. Muito claramente é colocada a liberdade de escolha e o consequente resultado em cada caso.

Em outro escrito, Deus revelou Seu modo de agir em relação às nações. Ele disse: “No momento em que Eu falar a respeito de uma nação ou de um reino para o arrancar, derrubar e destruir, se essa nação se converter da maldade contra a qual Eu falei, também Eu mudarei de ideia a respeito do mal que pensava fazer-lhe. E, no momento em que Eu falar a respeito de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar, se ele fizer o que é mau aos Meus olhos e não obedecer à Minha voz, então Eu mudarei de ideia quanto ao bem que havia prometido fazer” (Jr 18:7-10).

O livro de Jonas é um exemplo prático desse modo de agir divino. Esse profeta foi enviado por Deus à capital da Assíria, Nínive, com a mensagem de que ela seria destruída (Jn 3:4). Porém, isso não aconteceu. Como o rei e o povo se arrependeram de seus maus caminhos, a intenção divina para com eles também mudou, e a palavra anunciada não se cumpriu.

Hoje, se queremos que as boas promessas de Deus se cumpram em nossa vida, façamos as escolhas corretas.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-modo-de-deus-agir/
https://youtu.be/pjmQLrp7Fqw

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...