sábado, 2 de setembro de 2023

Salmos 119 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 119
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 119 – Em 176 versículos, este Salmo exalta e recomenda fortemente o estudo e aplicação das Sagradas Escrituras.

“Para Israel superar sua amnésia histórica e teológica, a Palavra escrita de Deus tem de recuperar a proeminência expressa nos Salmos 1 e 19. Assim, o capítulo mais longo do livro é dedicado ao assunto. A passagem é um gigantesco poema em forma acróstico constituído de 22 estrofes de oito linhas cada, nas quais empregam-se cada uma por sua vez as 22 letras do alfabeto hebraico. Qualitativamente falando, a Palavra de Deus está ‘firmada nos céus’ (119:89), é tão perfeita, que não dá para redefinir (119:96), é sempre justa (119:44), totalmente fidedigna e permanentemente relevante (119:60). Em termos práticos, a Palavra de Deus oferece instrução, compreensão, direção, motivação e confirmação para os justos (119:33-40). Leva as pessoas a buscar boas companhias (119:63) e a lutar contra o mal (119:104). Oferece esperança em momentos de crise (119:105-112). A lista poderia ser estendida, mas a lição é clara: A Palavra de Deus é perfeita e valiosa”, pontua Paul House.

Devemos considerar este Salmo como tesouro de devoção e amor pela Palavra de Deus.
John MacArthur observa que “desde antes de romper do dia até depois do pôr do sol, a Palavra de Deus dominava a vida do salmista; por exemplo, 1) antes do alvorecer (v. 147), 2) todo dia (v. 97), 3) três vezes no dia (v. 164); 4) durante a noite (vs. 55,148) e 5) à meia-noite (v. 62)”.

Antes do nascer do sol deveríamos buscar a orientação divina para nossa vida nas preciosas mensagens da Bíblia. A comunhão com Deus durante o dia depende da dedicação a Ele nas primeiras horas do dia. Qualquer coisa deveria ser feita somente após dar devida atenção à Sua Palavra!

Além disso, precisamos desenvolver uma prática diária de conectar-nos com Deus e Sua Palavra. Não é só na primeira hora do dia, em todas as horas do dia devemos aplicar os preciosíssimos princípios divinos.

• Não há vida espiritual sem profunda dependência da Palavra de Deus e sem profunda convivência com o Deus da Palavra.

• O Salmo 119 desafia-nos a refletir sobre nosso relacionamento com a Palavra e nossa busca por Deus em todas as áreas da nossa vida!

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Oportunidades

 Oportunidades Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24 Foi muito triste...