domingo, 17 de setembro de 2023

REI VITORIOSO

  MEDITAÇÃO DIÁRIA

17 de setembro

REI VITORIOSO

Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O Seu cavaleiro Se chama Fiel e Verdadeiro e julga e combate com justiça. [...] Na cabeça Dele há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece. Apocalipse 19:11, 12

Em uma das visões do idoso apóstolo João sobre o final da história humana, Cristo Se apresenta como um rei guerreiro, cavalgando um cavalo branco e seguido pelos exércitos que há no Céu (Ap 19:11-21). Quem são esses que O acompanham? São os anjos que O seguirão em Sua segunda vinda a esta Terra (Mc 8:38; Lc 9:26; 2Ts 1:7).

Os “muitos diademas” em Sua cabeça (Ap 19:12) lembram um costume que havia entre os monarcas orientais: quando entravam em alguma batalha, traziam coroas de identificação de sua alta posição. Do mesmo modo, Cristo, como Rei dos reis, é apresentado como entrando em conflito com os poderes do mal. Antes de descrever essa cena, João já havia mencionado o uso de um diadema pelo dragão (Ap 12:3) e pela besta (Ap 13:1), ao registrar o clamor deles por soberania universal. Agora, na batalha final, os muitos diademas de Cristo contrastam com os deles e manifestam Seu governo magnificente, poderoso e universal, como Rei dos reis.
Essa grandeza também é percebida nos nomes e títulos que Lhe são atribuídos. “Fiel e Verdadeiro” (Ap 1:11) é uma lembrança de Sua missão, não apenas como Salvador, mas também como Juiz, pois Ele julga e combate os inimigos de Deus, para derrotar o mal e trazer a justiça ao mundo. Quanto ao nome de Cristo que ninguém conhece (Ap 19:12), isso pode ser uma referência à Sua glória eterna ou a Seu novo e desconhecido papel de vingador de Seu povo. Outro nome é “Verbo de Deus” ou “Palavra de Deus” (v. 13). Do mesmo modo como nos revelamos por meio de nossas palavras, também o Pai Se revelou a nós por meio de Seu Filho. Em Seu primeiro advento, Ele nos revelou a graça de Deus; no segundo, virá para revelar o juízo divino.

Finalmente, o título “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (v. 16) indica Sua soberania total. Enquanto os reis e senhores deste mundo têm um domínio limitado, governam apenas certo território e um número restrito de pessoas, Cristo governa sobre tudo e todos. Portanto, ao final, Jesus vencerá. Escolha, hoje, colocar-se a Seu lado, ao lado da justiça.

https://youtu.be/IiGBRj2FQes?si=sjzt3NwNuxB-UpQ9

Nenhum comentário:

Mais que marionetes

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/mais-que-marionetes/ Mais que marionetes Você fal...