terça-feira, 5 de setembro de 2023

O LIVRO DE PROVÉRBIOS

 Meditação Diária

5 de setembro

O LIVRO DE PROVÉRBIOS

Deus deu a Salomão sabedoria, entendimento fora do comum e uma inteligência tão vasta como a areia que está na praia do mar. [...] Era mais sábio do que todos os homens [...]. Compôs três mil provérbios. 1 Reis 4:29, 31, 32

Provérbio é uma sentença moral breve, conhecida popularmente como ditado. Costuma ser uma declaração resumida de sabedoria prática. Alguns provérbios provocam risos. Todos os povos possuem seus provérbios ou ditados populares. Em nossa cultura, temos alguns muito conhecidos: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.” “Em casa de ferreiro, o espeto é de pau.” “Mente desocupada é oficina de Satanás.” “A boca fala do que o coração está cheio.” “Em casa que mulher manda até o galo canta fino.” “Mais vale um vizinho à mão do que longe nosso irmão.” “Mais vale um passarinho na mão do que dois voando.” “Um dia é da caça; o outro, do caçador.” “Dize-me com quem andas, e te direi quem és.”

O livro de Provérbios teve Salomão como autor principal. Ele compôs 3 mil provérbios (1Rs 4:32), mas o livro reúne cerca de 800. Isso significa que grande parte dos provérbios de Salomão não foi preservada. Também é verdade que alguns deles foram acrescidos ao livro quase 300 anos depois, nos dias do rei Ezequias (Pv 25:1). Outros autores mencionados são: Agur, Lemuel (Pv 30; 31) e “os sábios” (Pv 24:23; 1Rs 4:31).

O livro de Provérbios trata da importância de receber a sabedoria de Deus para dirigir todos os aspectos de nossa vida. Ele apresenta os dois lados da verdade de modo bem claro, a fim de que ninguém que seja sincero vacile em sua decisão ou faça compromisso com o mal. Desse modo, o livro contrasta o sábio com o tolo, o bem com o mal, o real com o falso, a obediência com a rebelião, o trabalho com a preguiça, e a prudência com a presunção.

A obra apresenta vários padrões de comportamento, tanto de gente sábia como de gente tola, e demonstra que a bondade e a sabedoria andam juntas (Pv 11:17, 24, 25). Exalta a fé acima da esperteza (Pv 3:5-7) e, embora recomende a prudência (Pv 8:12), mostra que a última palavra pertence a Deus (Pv 19:21). Por isso, hoje, leia Provérbios e viva seu dia confiando Nele, e não em si mesmo (Pv 22:19), porque “o que confia no Senhor, esse é feliz” (Pv 16:20).
https://youtu.be/-RIFj5xLJHE

Nenhum comentário:

Oportunidades

 Oportunidades Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24 Foi muito triste...