sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Salmos 90 Comentário:

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 90
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 90 – Este precioso Salmo pretende passar-nos a mensagem de que aquele que almeja aprender a viver a sabedoria divina aqui no mundo deve considerar tudo à luz da eternidade.

Este Salmo é atribuído a Moisés, que recebeu instrução nas melhores universidades de sua época, e depois fez doutorado com Deus no deserto para, então, liderar um evento que ficaria marcado para sempre em toda a história de Israel; além de guiar a libertação do povo da escravidão egípcia, recebeu de Deus os Dez Mandamentos no Monte Sinai para benefício de toda a humanidade. Tendo autoria mosaica, o Salmo 90 torna-se único em relação aos demais Salmos. Note alguns pontos relevantes extraídos de sua mensagem:

• A vida humana é transitória: Há um contraste entre a fugacidade da vida humana e a imutabilidade de Deus (Salmo 90:9-11).

• A eternidade de Deus: Diante da fragilidade e efemeridade de nossa vida e a inevitabilidade do envelhecimento, Deus Se mostra nosso refúgio eterno, a única estabilidade suprema (Salmo 90:1-2, 4, 12).

• Nossa necessidade imprescindível do verdadeiro Deus: Somos pecadores, condenados pelas nossas hediondas injustiças; e Deus, em Sua misericórdia e compaixão nos concede a possibilidade do arrependimento (Salmo 90:3, 5-9, 13-17).

• De sentenciados à morte, podemos ter vida eterna: Valorizar o que Deus nos oferece – o tempo, a vida e os dons –, significa viver sabiamente; assim, cultivaremos uma perspectiva correta da vida em relação ao futuro: Eternidade (Salmo 90:12-15).

“A vida é muito solene para ser absorvida em negócios terrenos e temporais, em um remoinho de cuidados e ansiedades pelas coisas terrenas que são apenas um átomo em comparação com as de interesse eterno. Contudo, Deus nos chamou para servi-Lo nos afazeres temporais da vida. Diligência nesta obra é tanto parte da religião verdadeira como a devoção. A Bíblia não apoia a ociosidade, que é a maior maldição de nosso mundo”, reflete Ellen White.

Sendo que a verdadeira sabedoria se avalia pelas lentes da eternidade, “os pais devem ensinar a seus filhos o valor e o bom uso do tempo. Ensinem-lhes que é digno esforçar-se para fazer algo que honre a Deus e abençoe a humanidade” (Ellen White).

Deus é o único que pode prover-nos a vida eterna, vivamos para Ele durante nossa existência terrena. Enfim, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...