quinta-feira, 3 de agosto de 2023

BOM FRUTO

 Meditação Diária

3 de agosto

BOM FRUTO

O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Gálatas 5:22, 23

Quando recebemos a Cristo em nossa vida, Seu Espírito passa a habitar em nós. Como resultado, desenvolvemos as virtudes cristãs chamadas “fruto do Espírito”. O termo fruto denota algumas ideias. Primeiramente, ele é um resultado. Houve uma semente, um caule com suas raízes e ramos, depois surgiu a flor e, finalmente, veio o fruto. Assim, antes de o fruto do Espírito aparecer em nossa vida, houve diversas ações da parte de Deus, de Seu Filho e de Seu Espírito. Ocorreu também a resposta positiva de nosso coração ao que Eles faziam por nós. Buscamos, ouvimos, aprendemos, aceitamos, obedecemos e perseveramos.

O fruto passa por um processo de crescimento e maturação. De modo gradual e progressivo, ele se desenvolve e ganha sabor e qualidade. Da mesma forma, é de se esperar que aqueles que são novos na fé tenham um fruto ainda não amadurecido e que os mais experientes na vida cristã manifestem um fruto mais desenvolvido. Em realidade, todos podemos crescer na busca de um caráter semelhante ao de Cristo. O segredo é andar segundo a orientação do Espírito.

A expressão fruto aparece no singular, o que sugere que cada virtude mencionada seja como que um gomo do mesmo fruto. Assim como os gomos de uma laranja são distintos uns dos outros, mas estão interligados e compõem um único fruto, as virtudes mencionadas estão conectadas entre si e vão se desenvolvendo juntas. Elas podem ser classificadas em três grupos. O primeiro é formado pelas atitudes que o cristão experimenta e que se referem a ele mesmo. Esse é o caso da alegria e da paz. O segundo compreende as atitudes do cristão evidentes no relacionamento com os outros, como a longanimidade, a benignidade e a bondade. Finalmente vêm as atitudes do cristão em sua relação com Deus, sendo a fidelidade uma delas. Desse modo, algumas virtudes estão voltadas para dentro de nós; outras, para fora; e as últimas, para cima.

Permita, neste dia, que o Espírito de Deus produza esse conjunto de preciosas virtudes em sua vida e dirija todos os seus relacionamentos. 


https://mais.cpb.com.br/meditacao/bom-fruto/
https://youtu.be/X57KtuHWSFI

Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...