terça-feira, 15 de agosto de 2023

DEUS MISTERIOSO

 Meditação Diária

15 de agosto

DEUS MISTERIOSO

Verdadeiramente, Tu és Deus misterioso, ó Deus de Israel, ó Salvador. Isaías 45:15, ARA


No livro de Isaías, em uma seção que contrasta o verdadeiro Deus com os ídolos, está o fabuloso capítulo 45. Nele o profeta apresenta algumas das revelações que recebeu: Deus libertará Seu povo do cativeiro por meio de um rei pagão, Ciro. Na profecia, Deus diz a Ciro: “Por amor do Meu servo Jacó e de Israel, Meu escolhido, Eu o chamei pelo seu nome […], mesmo que você não Me conheça” (v. 4), e anuncia: “Ele reconstruirá a Minha cidade e libertará os Meus exilados” (v. 13). Então, ao considerar o caráter de Deus, Seus planos e o modo como Ele age, o profeta exclama maravilhado: “Verdadeiramente, Tu és Deus misterioso, ó Deus de Israel, ó Salvador” (v. 15, ARA).

O capítulo retrata o Senhor como o Salvador que convida: “Voltem-se para Mim e sejam salvos, vocês, todos os confins da Terra; porque Eu sou Deus, e não há outro” (v. 22). A salvação é também um mistério de Deus, sobretudo a encarnação de Cristo. Conforme o apóstolo João: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1:1-3). Na eternidade passada, Cristo não surgiu. Ele já estava presente. Ele é eterno, está em posição de igualdade com o Pai e foi o agente da criação. Chegou, porém, o momento em que, para nos representar e salvar, Ele Se tornou humano: “E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós” (v. 14). Ele, que não era carne, passou a ser. Assumiu a natureza humana e, como um de nós, tinha carne, ossos, pele e sangue. Sentia fome e sede, frio e calor. Ficava cansado, com sono, chorava e era suscetível a ser tentado e pecar. Podia até morrer.

Ellen G. White afirmou: “A capacidade limitada do ser humano não pode entender esse maravilhoso mistério: a mescla das duas naturezas, a divina e a humana. Isso nunca poderá ser explicado. O ser humano só pode se maravilhar e ficar em silêncio. Contudo, ele tem o privilégio de ser coparticipante da natureza divina e, dessa forma, pode até certo ponto compreender o mistério” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia [Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2014], v. 7, p. 1004).

Hoje, podemos meditar no que Deus fez, em Cristo, para nos salvar. Podemos nos maravilhar, agradecidos e com o desejo de aprender sempre mais.


https://mais.cpb.com.br/meditacao/deus-misterioso/
https://youtu.be/KPWUip35fpA

Nenhum comentário:

O poder da informação

  Devocional Diário O poder da informação Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens...