terça-feira, 8 de agosto de 2023

O CENTRO DA VIDA

 Meditação Diária

8 de agosto

O CENTRO DA VIDA

Se vocês viverem segundo a carne, caminharão para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificarem os feitos do corpo, certamente, viverão. Romanos 8:13

Espírito de Deus é enviado para trabalhar com toda a humanidade (Jo 16:7, 8). Ele busca ter acesso a cada coração. Para alcançar esse objetivo, ele pode usar um exemplar da Bíblia, um folheto, um cântico, as palavras de um amigo ou a mensagem de um sermão, entre outras possibilidades. Ele tem mil maneiras de nos atrair para Cristo. Quando alguém consente com Sua obra e crê no Filho de Deus, a porta do coração é aberta, e o Espírito habita na pessoa (Rm 8:11). Assim, o Espírito Santo passa a atuar no âmago do ser. O momento decisivo é aquele em que o coração aceitou a Cristo.

Depois, o que Ele faz? Muitas coisas. Uma das mais importantes é nos livrar de uma vida carnal. Escrevendo aos crentes de Roma, Paulo disse: “Vocês, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é Dele” (Rm 8:9). Nesse capítulo, o apóstolo contrasta a vida na carne e a vida no Espírito. O que isso significa?

A vida na carne é vivida como se Deus não existisse. A pessoa carnal vive para agradar a si mesma. Ao tomar uma decisão, ela se pergunta: “Isso me agrada?” Se a resposta for afirmativa, ela vai, faz, compra, usa, come, se envolve. Sua vida é contrária aos caminhos de Deus. Sobre esse estilo de vida, lemos: “Porque a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm 8:7, 8), sendo que “a inclinação da carne é morte” (Rm 8:6).

A vida no Espírito é aquela em que Deus é o centro, o ponto de referência. Ao tomar decisões, a pessoa pergunta: “Isso é da vontade de Deus?”, “Esse é o caminho que Deus quer que eu siga?”, “É do Seu agrado que eu faça essa compra?”, “Meu trabalho tem Sua aprovação?”, “Ele aceita meu relacionamento com essa pessoa?”, “É agradável a Ele que eu mantenha esse hábito?”. Em resumo, a vida tem como objetivo agradar a Deus, e o resultado é “vida e paz” (v. 6). Desejo que hoje Deus seja o centro de sua vida. Que você escolha agradar-Lhe.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-centro-da-vida/
https://youtu.be/0dgrledhQ8c

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...