sexta-feira, 14 de julho de 2023

MANSIDÃO

 Meditação Diária

14 de julho

MANSIDÃO

Bom e reto é o Senhor [...]. Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o Seu caminho. Salmo 25:8, 9


Quando refletimos a respeito da mansidão, geralmente temos a ideia de um temperamento que se manifesta pacífico, calmo e brando no relacionamento com os semelhantes. Contudo, nas Escrituras, mansidão é especialmente um componente indispensável no relacionamento com Deus (Sl 25:9; Sf 2:3; Tg 1:21).

No texto bíblico, os conceitos de mansidão e de humildade são tão próximos que, algumas vezes, os tradutores preferem traduzir o que seria mansidão por humildade (Pv 15:33; 18:12; 22:4). Outras vezes, colocam os dois conceitos lado a lado (Sl 25:9; Mt 11:29; Ef 4:2).

É muito comum confundirmos humildade com pobreza, ignorância ou timidez, pensando que o orgulho está sempre vinculado à prosperidade, à riqueza, ao sucesso, às conquistas, à posição social, a um elevado grau de estudo e a uma inquestionável beleza. Embora as condições adversas possam favorecer a humildade, frequentemente encontramos pessoas que não se destacam em nada e, mesmo assim, são extremamente orgulhosas, enquanto há pessoas vencedoras, em todos os aspectos, e humildes.

Também há indivíduos que trabalham para Deus e abençoam muitas pessoas, mas infelizmente sucumbem ao orgulho, aproveitando cada oportunidade para chamar a atenção para si e para suas realizações. A mansidão, porém, vai nos manter humildes enquanto realizarmos a obra que o Senhor nos designou. Um escritor cristão afirmou: “Deus […] me faz ver que o rio do Seu reino precisa correr livremente, sem que cada cristão precise construir uma represa com seu nome, para que todos saibam: ‘Esta obra de Deus passou primeiro pelas minhas mãos!’ Se algo de bom foi produzido por Deus, que diferença faz por quais mãos passou?” (Gary L. Thomas, As Virtudes Cristãs [Rio de Janeiro: Textus, 2003], p. 71).

Analisando os diversos textos bíblicos que tratam da mansidão, bem como as narrativas que evidenciam essa virtude na vida dos personagens, podemos dizer que mansidão é uma atitude que envolve humildade, submissão e confiança. Manso é aquele que, reconhecendo sua pequenez e necessidade, entrega-se aos cuidados do Pai e permite que Ele o guie. Quem age assim vai desfrutar cada vez mais do descanso e da paz que Deus promete. 
https://youtu.be/GA0lxSA4mA0

https://mais.cpb.com.br/meditacao/mansidao-2/
•••

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...