segunda-feira, 3 de julho de 2023

Salmos 58 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 58
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 58 – Todos os bebês nascem depravados. Todas as pessoas nascem corrompidas. O vírus do egoísmo já está presente antes mesmo do nascimento, o qual é a essência do pecado. Toda criança possui mais tendências para o mal que para o bem.

Davi afirmou: “Sei que sou pecador desde que nasci”. Após esta declaração, foi mais específico ainda: “sim, desde que concebeu a minha mãe” (Salmo 51:5). Paulo é categórico ao dizer: “Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles [transgressores e pecadores], satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira” (Efésios 2:3).

Somos inerentemente pecaminosos desde o nascimento; não há lógica pensar que os bebês nascem perfeitos, depois se corrompem para, então, precisarem de arrependimento e conversão. Os únicos humanos perfeitos foram Adão e Eva; porém, se corromperam e, então, todos os que nasceram depois deles vieram maculados (Romanos 5:12), com natureza pecaminosa (Romanos 7:14-24) – exceto Jesus!

Note o que diz o Salmo 58:3-5. “Os ímpios erram o caminho desde o ventre; desviam-se os mentirosos desde que nascem. Seu veneno é como de serpente; tapam os ouvidos, como a cobra que se faz surda para não ouvir a música dos encantadores, que fazem encantamento com tanta habilidade”.

Deste modo, o alerta aos líderes poderosos que “não julgam corretamente”, “no coração tramam a injustiça e na terra as suas mãos espalham a violência” (Salmo 58:1-2).

Com exceção de Jesus, todos nascem estragados, inclinados para o mal, “em pecado”. Vários textos sagrados atestam isso, corroborando com o Salmo 58. Veja Salmo 53:3; Romanos 3:10-12; Jeremias 17:9; Eclesiastes 7:20; Miqueias 7:2-4; Jeremias 32:30; etc.

Por isso, é necessária correção e conversão. “O coração humano é inteiramente inclinado para o mal desde a infância” (Gênesis 8:21). “A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela” (Provérbios 22:15).

Conforme o Salmo 58:6-10, os perversos precisam ser punidos; e será com a morte. Entretanto, o dom gratuito de Deus é a vida eterna (Romanos 6:23). Arrependidos e convertidos, ligados a Jesus, tornamo-nos justos! “Então os homens comentarão: ‘De fato os justos têm a sua recompensa; com certeza há um Deus que faz justiça na Terra” (Salmo 58:11).

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...