sábado, 1 de julho de 2023

Salmos 56 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 56
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 56 – Embora Davi fora um dos reis mais proeminentes do povo de Deus e também reconhecido por sua profunda devoção, todavia enfrentou inúmeros desafios, adversidades e perseguição.

Ele escreveu o Salmo 56 em um de seus momentos críticos. Após ser ungido por Samuel para reinar em Israel, Davi passou a lidar com uma série de desafios e perseguições por parte de Saul – que ainda reinava sobre os israelitas. Davi foi forçado a fugir e a esconder-se a fim de salvar sua vida, muitas vezes encontrando refúgio em lugares hostis e estrangeiros. Um deles foi a cidade de Gate, mencionada no subtítulo do Salmo. Naquela cidade filisteia, ao procurar proteção, Davi arriscava sua vida.

Esse é um Salmo de lamentação pessoal, contendo expressões de angústia, súplicas a Deus e confiança em Sua intervenção sobrenatural. O propósito desse lamento é clamar a Deus em meio às adversidades, visando encontrar refúgio nEle. Assim, o tema geral pode ser a confiança em Deus em tempos de ameaças, perigos e desafios e o reconhecimento de que o Senhor é o refúgio seguro àqueles que O buscam.

Através da mensagem do Salmo 56 somos encorajados e inspirados a enfrentar circunstâncias semelhantes. Um esboço possibilita obter uma visão geral de seus principais pontos:

1. Com fé inabalável podemos ter confiança em Deus em meio às circunstâncias difíceis que desafiam nossa existência (Salmo 56:1-4).
2. Com visão espiritual ajustada podemos reconhecer o poder e o cuidado de Deus em todas as adversidades; Ele conhece nossas aflições e sofrimentos (Salmo 56:5-9).
3. Com motivação correta podemos louvar e adorar a Deus por Sua fidelidade e integridade em todas as ocasiões de nossa existência (Salmo 56:10-13).

Um detalhe merece destaque, a premissa que reza: “Já contaste os meus passos de errante, recolhe minhas lágrimas em Teu odre!” (Salmo 56:9, BJ). A metáfora dos “passos de errante” retrata a jornada do salmista como uma caminhada incerta, enquanto que a imagem de Deus “recolhendo lágrimas em um odre” retrata Sua atenção em relação ao sofrimento humano.

Em nossas incertezas em meio ao sofrimento é fundamental ter confiança na atenção minuciosa de Deus, e apropriar-se do consolo que só Ele sabe nos oferecer. Isso só será resultado de uma vida de intimidade com Ele! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Oportunidades

 Oportunidades Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24 Foi muito triste...