quarta-feira, 26 de julho de 2023

NÃO CALUNIARÁS

 Meditação Diária

26 de julho

NÃO CALUNIARÁS

Senhor, quem habitará no Teu tabernáculo? Quem poderá morar no Teu santo monte? Aquele que [...], de coração, fala a verdade; aquele que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho. Salmo 15:1-3

Você já foi prejudicado pela língua maldosa de alguém? Algum vizinho, irmão da igreja, parente ou mesmo alguém desconhecido manchou sua reputação? Você já foi caluniado? Alguma vez você já chorou amargamente ao perceber que suas ações ou seus motivos foram mal interpretados e, desse modo, passados adiante de boca em boca?

Por outro lado, você já fez o mesmo com outras pessoas? Já sentiu prazer em fazer parte daquela roda de amigos que, em tom baixo, difamava algum companheiro? Você já recebeu ou passou adiante, com satisfação, boatos sobre alguém?

É possível que todos nós, em alguma época da vida, tenhamos feito parte desses dois grupos. Tanto já fomos prejudicados pela língua dos outros como já prejudicamos outros com nossa língua. Esse assunto diz respeito a todos nós, e a Palavra de Deus está repleta de advertências e exemplos sobre o uso da língua para o mal. Ela nos apresenta as tristezas, angústias e desgraças que essa prática tem trazido à humanidade.

Entre os muitos pecados que podem ser cometidos com a língua, encontra-se o da calúnia, o ato de difamar alguém fazendo acusações falsas. Mesmo entre pessoas mundanas, a calúnia é considerada crime. Há pessoas que são processadas e condenadas por calúnia. Quanta tristeza e amargura de espírito ela produz. O autor do Salmo 120 passou por essa experiência e compartilhou conosco seus sentimentos e sua oração a Deus. Ele disse: “Na minha angústia, clamo ao Senhor, e Ele me ouve. Senhor, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora” (Sl 120:1, 2).

Há na Bíblia uma palavra específica para designar um caluniador. É o termo grego diábolos, traduzido para a língua portuguesa como “diabo”. O diabo é assim chamado por haver difamado o Criador, fazendo acusações falsas. Logo, no sentido original da palavra, toda pessoa que calunia é um diabo.

Fuja disso! Que neste dia você não calunie nem difame alguém. Pelo contrário, que da sua boca saia somente a verdade. Viva como quem está se preparando para habitar para sempre com o Senhor. 

https://mais.cpb.com.br/meditacao/nao-caluniaras/
https://youtu.be/Jlm5mZN6whg

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...