terça-feira, 25 de julho de 2023

MUDANDO DE ROUPA

 Meditação Diária

25 de julho

MUDANDO DE ROUPA

Como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência. Colossenses 3:12


Quando alguém conhece o evangelho e aceita a Cristo como Filho de Deus e seu Salvador e Senhor, uma mudança radical ocorre em sua vida. Para ilustrar essa nova realidade, a Bíblia faz uso de diversas figuras ou ilustrações. Jesus referiu-Se a ela como “nascer de novo” (Jo 3:3), e Paulo chamou o converso de “nova criatura” (2Co 5:17) e “nova natureza” (Ef 4:24).

Na Carta aos Colossenses, o apóstolo empregou outra figura para ilustrar a mesma verdade: a de alguém que troca de roupa. A pessoa se despe de suas roupas e se veste com outras. As expressões usadas são “abandonem” (Cl 3:8) e “revistam-se” (v. 12). Antes de usar a roupa nova, o indivíduo deve tirar a antiga. Isso combina com o ensinamento de Isaías. Antes de estimular o povo de seus dias, dizendo: “aprendam a fazer o bem” (Is 1:17), ele havia dito: “parem de fazer o mal” (v. 16). Em outras palavras, antes de encher um recipiente com algo, ele deve ser esvaziado.

O convertido abandona suas vestes velhas, gastas e sujas. Quais são elas? Prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, avareza, ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena e mentiras. Feito isso, ele agora se reveste – como eleito de Deus, santo e amado que é – de vestes novas, limpas e agradáveis. São elas: ternos afetos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade, espírito de perdão, amor, paz e gratidão (Cl 3:5-15) – que em outra passagem bíblica são chamadas de fruto do Espírito (Gl 5:22, 23).

Você precisa examinar seu guarda-roupa espiritual. Que roupas você tem usado? Ainda veste alguma das roupas sujas mencionadas? E roupas novas? Já reparou como elas caem bem em você?

Uma boa notícia é que Deus sabe que mudar as vestes espirituais não é tão fácil como trocar as roupas de tecido. Você não conseguirá efetuar a troca sozinho. Por isso, Ele providenciou Seu Espírito. Se você permitir que Ele tome posse de sua vida, Ele irá capacitá-lo a abandonar as atitudes e os atos impróprios e a desenvolver aquelas qualidades que o identificarão como filho de Deus (Gl 5:16-25).
https://youtu.be/_XvG9Bu-Aac

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...