quinta-feira, 13 de julho de 2023

MANSIDÃO E HUMILDADE

 Meditação Diária

13 de julho

MANSIDÃO E HUMILDADE

Venham a Mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e Eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, porque sou manso e humilde de coração. Mateus 11:28, 29

Embora diversas virtudes cristãs também sejam apontadas nas Escrituras como atributos divinos, o mesmo não ocorre com a mansidão e a humildade. Assim, encontramos declarações de que Deus é santo, justo, longânimo, bondoso, benigno, fiel e até mesmo o próprio amor. Porém, nunca é dito que Ele é manso ou humilde. Isso ocorre porque ser manso e humildade implica ser pequeno, necessitado e dependente, o que não condiz com Aquele que é grandioso, que de nada necessita e que a todos é superior. Foi somente depois que o Filho de Deus “Se esvaziou” e voluntariamente Se tornou um de nós (Fp 2:7), submetendo-Se ao Pai (Jo 5:36, 37) e carecendo de Sua ajuda (Mt 26:39), que Ele pôde dizer: “Sou manso e humilde de coração” (Mt 11:29).

Dentre os muitos ensinos de Jesus, um dos mais conhecidos está no texto para reflexão. Essa passagem bíblica é conhecida como o convite de Jesus. Na verdade, Jesus está fazendo três convites, o que pode ser percebido pelo uso dos verbos no imperativo afirmativo. São eles: venham, tomem e aprendam. Eles nos indicam três passos que precisamos dar e que nos mostram o que significa aceitar a Cristo.

Todos que estão cansados de lutar com as próprias forças contra o seu eu pecador, contra as atrações do mundo e contra Satanás; cansados de lutar contra vícios, maus hábitos e tentações demasiadamente fortes são convidados a ir a Jesus. Feito isso, precisam aceitar Seu jugo, ou seja, submeter sua vontade à vontade de Cristo, entregando a Ele o comando de sua vida e aceitando o estilo de vida que Ele propõe. Finalmente, todos esses têm o privilégio de desfrutar diariamente da companhia de Deus e Dele aprender.

Este mundo de pecado pertence aos grandes e aos orgulhosos, mas Jesus nos convida a ser como Ele é – manso e humilde. Se nós aceitarmos Seu convite e caminharmos continuamente a Seu lado, Ele nos transformará, e nosso caráter será semelhante ao Dele. Desse modo, desfrutaremos de Seu descanso e nos deleitaremos em Sua paz.
https://mais.cpb.com.br/meditacao/mansidao-e-humildade/
https://youtu.be/2y_j8njeKxc
•••

Nenhum comentário:

Ganhadores de vidas

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 26 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/ganhadores-de-vidas/ Ganhadores de vidas O fruto...