segunda-feira, 10 de julho de 2023

LIÇÕES DO LIVRO DE JÓ

 Meditação Diária

10 de julho

LIÇÕES DO LIVRO DE JÓ

Então Jó respondeu ao Senhor e disse: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado.” Jó 42:1, 2

livro de Jó nos oferece preciosas lições sobre o sofrimento e o grande conflito entre o bem e o mal. Sobre o sofrimento, a primeira lição é que nesta vida nem sempre colhemos o que semeamos. A lei da colheita é certa no que diz respeito ao nosso destino eterno (Gl 6:7), mas nem sempre é tão precisa em relação ao presente. Jó serve de exemplo. Apesar de haver semeado apenas o bem (Jó 29:7-25), recebeu as maiores desgraças durante determinada fase de sua vida.

Algumas vezes, a explicação para o sofrimento parece não estar no passado (nas causas), nem no presente (na situação que enfrentamos), mas no futuro (nos objetivos). O sofrimento nem sempre é punitivo ou corretivo. Pode ser instrutivo. Desse modo, a permissão divina para que Jó fosse afligido não tinha como objetivo puni-lo nem levá-lo ao arrependimento, pois Deus mesmo havia declarado que ele era íntegro e reto. Ainda assim, essa experiência amarga contribuiu para seu crescimento espiritual, para uma relação mais próxima e profunda com Deus (Jó 42:5).

É verdade, também, que Deus tem o poder de transformar o mal em bem (Rm 8:28), mas, com frequência, nós só percebemos isso depois de atravessar o problema e olhar para trás. No caso de Jó, seu sofrimento foi permitido por amor a milhões de pessoas que no futuro passariam por situações de aflição. A fidelidade e confiança desse homem servem como exemplo, e a maneira como Deus deu um “basta” em seu sofrimento traz conforto, força e esperança.

Por meio desse livro, também entendemos melhor o grande conflito entre o bem e o mal. Nele vemos a malignidade de Satanás, o causador das misérias humanas (Jó 1:12-19; 2:7, 8), e o uso que ele faz dos elementos da natureza para trazer destruição e desgraça (Jó 1:16, 18, 19). Acima disso, o livro nos revela quem Deus é. Expõe Sua soberania e Seu completo domínio sobre todos os elementos, mesmo sobre Satanás, que só pode agir dentro dos limites estabelecidos por Deus (Jó 1:9-12; 2:4-6). No livro de Jó, a bondade divina fica evidente. Embora Ele permita o sofrimento, também coloca limites e, no tempo certo, muda a condição daqueles que Nele confiam (Jó 1:12; 2:6; 42:10-17) e os enche de paz. Caso você esteja passando por algum momento de sofrimento, mantenha-se fiel a Deus, pois um dia você olhará para trás e verá a bondade Dele em sua vida! 

https://mais.cpb.com.br/meditacao/licoes-do-livro-de-jo/
https://youtu.be/yc9Rlh2VQsA
•••

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...