quinta-feira, 6 de julho de 2023

JUSTIÇA E SANTIFICAÇÃO

 Meditação Diária

6 de julho

JUSTIÇA E SANTIFICAÇÃO

Não ofereçam os membros do corpo ao pecado, como instrumentos de injustiça, mas, como pessoas que passaram da morte para a vida, ofereçam a si mesmos a Deus e ofereçam os seus membros a Deus, como instrumentos de justiça. Romanos 6:13

Antigo Testamento aplica a palavra “santo” fundamentalmente a Deus e, consequentemente, a coisas e pessoas que se relacionam com Ele: o templo, o dízimo, o sábado, a nação e os sacerdotes. No Novo Testamento, essa palavra é relacionada à conduta cristã (Rm 12:1; 1Ts 4:3) e se refere à qualidade da pureza ou inocência que se manifesta na vida que está em correta relação com Deus (1Jo 3:3).

A Bíblia apresenta a santificação como uma necessidade. Sem ela, “ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14). Todos nós desejamos ver a Deus e, um dia, veremos o Senhor na cidade santa (Ap 22:4). Para que isso aconteça, devemos andar no caminho da santificação (1Jo 3:3). Precisamos receber constantemente a justiça de Cristo, que será evidenciada em nosso estilo de vida (Cl 3:1-17).

O apóstolo João escreveu: “Se sabem que Ele é justo, reconheçam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido de Deus” (1Jo 2:29). Como a justiça é inerente a Seu caráter, tudo que Ele faz é justo. Assim como o filho deve exibir o caráter do pai porque participa da natureza do pai, aquele que nasce de Deus também pratica a justiça. Aquele que foi regenerado pelo poder divino não só abandona o mal, mas também se esmera em efetuar o que é reto. Anteriormente, os membros de seu corpo eram usados para realizar o pecado, mas, posteriormente, os pés, as mãos, os lábios e todo o ser passaram a praticar o bem (Rm 6:13, 18-22).

Precisamos ainda considerar que, diferentemente da justificação, que é instantânea, a santificação é um processo que se prolongará por toda a vida, até que no retorno de Cristo os salvos recebam outro presente divino: a glorificação (Fp 3:20, 21). Porém, enquanto esse dia não chega, nossa santificação progride. À medida que buscarmos a Deus, não somente conheceremos mais Seu caráter e Sua vontade, como também confiaremos Nele e O amaremos cada vez mais. Hoje, submissos, vamos nos entregar a Deus para que Ele continue a nos tornar puros e consagrados. 

https://mais.cpb.com.br/meditacao/justica-e-santificacao/
https://youtu.be/khUIZC0w3Ts
•••

Nenhum comentário:

Os de “baixo” e os de “cima”

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 26 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/os-de-baixo-e-os-de-cima/ Os de “baixo” e os de ...