sexta-feira, 7 de julho de 2023

Salmos 62 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 62
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 62 – A mensagem deste poema musical hebraico trata abertamente da importância de confiar em Deus em vez de confiar nas pessoas ou posses materiais. Em meio às mais diversas adversidades, não é realmente seguro (tampouco é sábio) depositar a confiança em pessoas ou em bens materiais, em vez de confiar em Deus.

A sabedoria está em olhar para além das pessoas e coisas. Anote os seguintes segredos rejeitados pelos fracassados:

• Desenvolva a paciência e a arte de esperar: Para uma sociedade imediatista é imprescindível aprender diariamente a descansar, esperar com paciência e em silêncio por Deus e Sua intervenção para nos socorrer (Salmo 62:1, 5, 8).
• Pratique a confiança prática em Deus: Diante de tantos desafios e tantas vozes impositivas, somos exortados a confiar inteiramente em Deus como única fonte de salvação e segurança real (Salmo 62:1, 5, 7-8).
• Busque refugio em Deus neste mundo de alta periculosidade: Para sobreviver numa sociedade má é importante refugiar-se em Deus, reconhecendo Sua força e capacidade de agir em nosso favor em meio aos desafios ameaçadores (Salmo 62:7-8).
• Diante da efemeridade dos bens materiais procure por algo realmente seguro: Todas as coisas neste mundo são efêmeros, somente o que Deus faz é eterno; nEle reside a verdadeira segurança (Salmo 62:9-10).
• Foque no amor e na fidelidade de Deus: Saber que Deus Se comunica e que o poder Lhe pertence, faz-nos acreditar em Sua fidelidade: Ele fará justiça (Salmo 62:11-12).

A mensagem do Salmo 62 transcendem os limites temporais e toca as fibras mais íntimas da existência humana, convocando-nos a mergulhar em uma contemplação introspectiva da relação entre a Divindade e a humanidade.

O significado que tanto anelamos para dar sentido a nossa existência não consiste na efemeridade e fragilidade dos bens terrestres, mas na solidez e fidelidade dAquele que além de eterno, é terno.

A mensagem do Salmo 62 ressoa naqueles momentos cruciais em que a fragilidade da nossa vida é exposta, desafiando-nos a confrontar a brevidade de nossa existência; para, então, procurar e encontrar uma âncora inquebrantável!

A busca incessante por poder, riqueza e prestígio não se equipara à busca transcendental da segurança e esperança provida por Deus. Precisamos reavaliar nossas prioridades para não apegar-nos à transitoriedade dos recursos terrestres.

Reavivemo-nos com os recursos celestes! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Lecitina espiritual

DEVOCIONAL DIÁRIO - VISLUMBRES DA ETERNIDADE  27 de fevereiro Lecitina espiritual    Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Por isso,...